A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou ao quarto dia nesta sexta-feira (19) e o atendimento para os segurados está acontecendo de forma digital pelo aplicativo Meu INSS. Ao total, mais de 100 serviços podem ser acionados pela plataforma.
As principais reivindicações dos servidores do INSS são: reestruturação de carreira, incorporação de gratificações e o cumprimento do acordo de greve de 2022.
De acordo com Antônio Machado, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social do Piauí, no primeiro dia de greve já houve uma rodada de negociações com o governo.
“Os serviços que estão parados no INSS, via de regra, são os novos serviços. Os agendamentos de perícias, por exemplo, não estão de greve, eles estão atendendo. Agora, quem está buscando o agendamento, certamente, vai pegar uma fila grande devido a paralisação. Esperamos que essa situação da greve seja resolvida o mais rápido possível para que a gente volte a atender normalmente à população”, ressaltou.
Segundo o INSS, quem necessitar de atendimento pericial para a obtenção do auxílio doença, deve acionar por meio do Gov.br a plataforma do Atesmed, que é um serviço de avaliação remota de documentos, implantado para tornar a análise mais rápida e menos burocrática.
Para os demais serviços, o INSS orienta que o reagendamento deve acontecer pelo aplicativo Meu INSS ou site gov.br/meuinss e pelo número 135, por meio da Central de Atendimento, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.