Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Como Dr. Pessoa avalia as campanhas de Sílvio Mendes e Fábio Novo

O Palácio da Cidade reconhece que deve correr contra o tempo, mas vê problemas nas campanhas de Sílvio e Fábio também

26/03/2024 às 14h14

26/03/2024 às 14h14

A articulação política do prefeito Dr. Pessoa reconhece que é preciso correr contra o tempo para organizar os partidos da base. Porém, a avaliação nos bastidores do Palácio da Cidade é que os problemas são mais graves nas pré-campanhas de Sílvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT). Para, Dr. Pessoa Sílvio Mendes luta para consolidar sua lista de pré-candidatos a vereador, uma situação apelidada pejorativamente de "chapinha" devido à resistência em aceitar nomes com grande potencial eleitoral. Já sobre a candidatura petista, a avaliação é que a coalizão entre Fábio Novo (PT) e Paulo Márcio (MDB) sente dificuldade em buscar apoio fora de suas fileiras originais. 

A estratégia do Palácio da Cidade

A articulação política do prefeito Dr. Pessoa acredita que cinco partidos estarão no palanque do Palácio da Cidade. São eles: PRD, PL, Avante, DC e Mobilize. A perspectiva é que, juntas, as chapas proporcionais cheguem a 150 mil votos, o que seria suficiente para eleger entre 10 a 12 cadeiras na Câmara Municipal. “Com essa votação, a eleição majoritária será impulsiona no momento certo”, avaliam fontes do Palácio. 

O veto é certo, a reação uma incógnita

Enzo Samuel  - (Foto: Jailson Saores / O Dia ) Foto: Jailson Saores / O Dia
Enzo Samuel

O presidente da Câmara de Teresina, vereador Enzo Samuel, reconhece que será preciso muito diálogo para acertar o percentual de reajuste dos professores. Isso porque no Legislativo é dado como certo o veto do prefeito Dr. Pessoa aos 20,8% aprovados na semana passada. O vereador evitar falar em derrubada do veto do prefeito. “É um colegiado. Não sabemos o que pode acontecer”, comenta. 

Refúgio

O PSD se tornou um celeiro de lideranças que votaram em Sílvio Mendes, mas querem se aproximar do Palácio de Karnak e evitar que Rafael Fonteles carregue o braço nas disputas nos respetivos municípios. No evento de filiação de ontem foi possível ver vários desses nomes. O presidente do partido, deputado federal Júlio César, vai precisar de todos esses nomes para a disputa interna na base para concorrer ao Senado em 2026. 

Dois exemplos

O ex-prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, é um deles. Se filiou ao PSD e oficializou pré-candidatura a prefeito no município. Ele vai enfrentar a atual prefeita Jôve Oliveira, do PT. O ex-prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, fez o mesmo caminho. Ele votou em Sílvio Mendes na eleição estadual, assinou filha de filiação ao PSD e vai enfrentar o candidato do governo, Dr. Hélio (MDB) e o candidato do prefeito Mão Santa. 

Sob controle

A dengue não deve avançar no Piauí, segundo avaliação técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O secretário Antônio Luiz revelou à coluna que o aumento da incidência e, consequentemente, das mortes pela doença – já são três óbitos confirmados no Piauí -- na região de Bom Jesus é devido a proximidade com o vizinho estado da Bahia. O gestor diz que a tendência agora é a redução dos casos. 

Proibição

O Piauí está proibido de receber bovinos e bubalinos oriundos de estados como Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Isso porque o estado foi considerado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) livre da aftosa sem vacinação e essas outras unidades da federação, não A exceção é para os animais encaminhados para o abate imediato em estabelecimentos sob serviço de inspeção oficial.