Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso da PMPI: Alepi autoriza Governo do Estado a convocar novos candidatos

A proposta determina a contratação de mais policiais e mudanças no Estatuto da PM foram aprovadas em 1ª e 2ª votação

22/05/2024 às 16h16

22/05/2024 às 16h31

Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) e o Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovaram dois projetos do Governo do Estado relacionados à Polícia Militar. Os projetos envolvem o chamamento de mais membros do cadastro reserva do último concurso e alterações no Estatuto da corporação. Após ser aprovado em segunda votação no Plenário, o projeto agora aguarda a sanção do governador Rafael Fonteles (PT).

Projeto do Governo para mudanças na PM segue para sanção - (Divulgação/Polícia Militar) Divulgação/Polícia Militar
Projeto do Governo para mudanças na PM segue para sanção

A primeira medida permitirá que o Executivo convoque candidatos do concurso regido pelo Edital 01/21 para exames médicos. Isso visa abrir mais vagas para um Curso de Formação de Soldados (CFSD) ainda este ano, contribuindo com a meta do governador Rafael Fonteles de aumentar o efetivo da PM-PI.

Também foi aprovado um projeto que altera o Estatuto Militar, modificando etapas de contratação, idade mínima para transferência à reserva remunerada e política de promoção. Este projeto, de Lei Ordinária do Governo 27/24 (PLOG), teve seu relatório aprovado na reunião da CAPPS hoje pela manhã.

Piauí ganhará reforço de 4 mil policiais até 2026, diz governador

No inicio deste ano, o governador Rafael Fonteles anunciou que a Segurança Pública deverá ganhar reforços de contingente da segurança do Piauí, com melhoria na infraestrutura, Polícia Comunitária, reforço na tecnologia para a Inteligência das polícias. Ao todo, serão contratados cerca de 4 mil policiais até 2026.

“O efetivo da Segurança Pública ganhará quatro mil novos policiais e quero anunciar em primeira mão como será essa contratação. Serão 1.600 homens contratados este ano, que são provenientes do concurso realizado no governo anterior, e nos três anos seguintes pelo menos 800 homens serão chamados por ano e assim vamos alcançar a meta anunciada”, explicou Rafael Fonteles. 

_____________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.