Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso PMPI: Governador nomeia 19 candidatos após determinação judicial

Desde o início da gestão de Rafael Fonteles mais de 1.450 policiais foram nomeados para reforçar a segurança pública do estado

08/02/2024 às 09h24

O Governador Rafael Fonteles nomeou, sub judice no diário oficial do estado 19 aprovados no concurso da Polícia Militar do Piauí que. O candidato “sub judice” é aquele se encontra com uma situação judicial pendente, que está no concurso porque obteve uma ordem judicial para permanecer no certame. Ao final da matéria veja a lista completa dos nomeados.

A decisão de Rafael Fonteles atende a recomendação da Procuradoria Geral do Estado. Pelo documento o governador nomeia, com efeito retroativos de 12 de janeiro de 2024. “por força de decisão judicial e condicionado à permanência da aludida decisão proferida no mandado de segurança nº 0750228-23.2024.8.18.0000, em trâmite no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, para exercer o cargo de Praça da Polícia Militar do Estado do Piauí, na graduação inicial de Soldado PM, os concludentes do Curso de Formação de Soldados”

Aprovados no Concruso da Polícia Militar atuarão em Teresina e no interio - (Divulgação/Polícia Militar) Divulgação/Polícia Militar
Aprovados no Concruso da Polícia Militar atuarão em Teresina e no interio

Desde o início da gestão de Rafael Fonteles mais de 1.450 policiais foram nomeados para reforçar a segurança pública do estado. No mês passado o governador anunciou a convocação de 500 novos aprovados para fazerem o curso de formação da Polícia Militar do Piauí, o objetivo da gestão é ao final dos quatro anos chegar a 4 mil policiais.

O Governador ainda autorizou concurso público para 110 vagas para Analista Governamental (Sead e Seplan), nas áreas de Gestão Pública, Infraestrutura e TI, e para Analista Previdenciário (Piauí Previdência) e determinou à equipe econômica do Estado do Piauí que inclua na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será enviada em abril à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), previsão de concurso público para áreas de Saúde, Educação e Segurança (Polícia Civil) em 2025.

Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM

Outro concurso público, que deverá ser realizado até 2025, será para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com vagas nas áreas de auditor fiscal, auditor governamental, analista e agente, além de concurso para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com vagas para procurador.

O que significa ser nomeado sub judice?

A nomeação sub judice ocorre quando um candidato aprovado em concurso público obtém, por meio de decisão judicial liminar, o direito de ser nomeado enquanto aguarda o julgamento final do processo. Ou seja, a nomeação é efetuada antes do trânsito em julgado da ação judicial, que representa a decisão definitiva sobre o caso.

Diversas situações podem levar à nomeação sub judice, como:

  • Erro na avaliação das provas: quando o candidato contesta a correção de sua prova e a justiça reconhece a falha.
  • Descumprimento de requisitos: quando o candidato é considerado apto pela justiça, mesmo não tendo cumprido todos os requisitos inicialmente exigidos no edital.
  • Liminar em ação judicial: quando o candidato obtém uma decisão judicial provisória que determina sua nomeação.
Aprovados Concurso Público PMPI - (Reprodução Diário Oficial) Reprodução Diário Oficial
Aprovados Concurso Público PMPI