Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Dar o grau': veja manobras que levaram a prisão de influenciadores em Teresina

Pelo menos cinco influenciadores digitais foram presos na "Operação Rolezinho", por realizar e incentivar a prática de manobras perigosas com motocicletas em locais públicos.

13/09/2024 às 11h20

Na manhã de hoje (13) pelo menos cinco influenciadores digitais - dentre eles Ítallo Bruno - foram presos na capital durante a "Operação Rolezinho". A ação policial teve como objetivo combater as manobras perigosas realizadas por jovens em motocicletas nas avenidas de Teresina e em outros municípios do estado, os famosos "graus". Mas afinal de contas: que manobras são essas? O grau de moto é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira.

Manobras em motos levaram influenciadores a prisão em Teresina - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Manobras em motos levaram influenciadores a prisão em Teresina

Em várias cidades brasileiras, tem-se observado o crescimento da popularidade de eventos de “grau de moto”, onde espectadores assistem à exibição de acrobacias em moto, com destaque para o momento em que elas são empinadas. Em vídeos divulgados nas redes sociais, além de empinar as motos, outros tipos de "acrobacias" são realizados. Ítallo Bruno, por exemplo, empina a moto e depois toca com a mão no chão, enquanto segura o guidão da moto com a outra.

Há manobras em que ele e outros praticantes empinam a moto e depois ficam em pé sobre o banco da moto, se equilibrando, enquanto conduzem a motocicleta. Há ainda manobras feitas com duas pessoas, onde ambas se revezam na condução da moto empinada. Embora seja um prática comumente feita por homens, as mulheres também praticam "grau". "Aninha Xtremm" também tem uma conta em um rede social onde mostra as manobras que realiza sob duas rodas (ou seria sob só uma?).

Em alguns vídeos, ela aparece conduzindo a moto, durante práticas de "grau" por avenidas da cidade, como também na garupa. Em um dos registros publicados, a influenciadora deixa momentaneamente de olhar para a frente enquanto pilota a moto, para olhar para o lado para fazer pose. A atitude é considerada arriscada, se feita em via pública.

Aninha Xtremm, uma das influenciadoras que foi presa em operação da Polícia Civil. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Aninha Xtremm, uma das influenciadoras que foi presa em operação da Polícia Civil.

Embora as práticas sejam realizadas na zona urbana de Teresina, inclusive em alguns casos em avenidas movimentadas, é comum o não uso do capacete - que é obrigatório. Outros itens de proteção, como jaqueta de motociclista, luvas, calças de motociclista, botas e protetor de coluna.

Outro influenciador preso é Anderson Yago Carvalho de Brito. Ele conta com 286 mil seguidores e mais de 300 publicações de malabarismo e equilíbrio em uma roda. Algumas das publicações chamam atenção para o perigo que representam para ele próprio e para outros condutores. Durante o dia, em meio ao trânsito, Anderson se equilibra sob o pneu traseiro e depois, com o dianteiro, parando apenas em cima de uma faixa de pedestre.

"Grau" sendo realizado em via pública em Teresina - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
"Grau" sendo realizado em via pública em Teresina

Anderson Yago aparece também filmando o próprio grau, ou seja, utilizando celular durante a prática do "grau", o que também configura infração de trânsito. Em outro vídeo, Anderson e mais duas pessoas estão "dando grau" numa mesmo moto, o que pode configurar infração de trânsito gravíssima, se for feita em via pública.

Confira vídeos das manobras:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

"Operação Rolezinho"

A ação visa conscientizar a população e reduzir os acidentes relacionados a essas práticas. Durante a operação, foram cumpridos 27 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão, além da suspensão de 27 contas na rede social “Instagram”, utilizadas para promover essas atividades ilícitas. As ações se estenderam não apenas à capital Teresina, mas também aos municípios de Altos e Esperantina.

O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância da operação para a segurança pública. "Realizar essas ações em diversas cidades do estado demonstra um esforço intensificado para melhorar a segurança e reduzir esses crimes. Nosso compromisso é com a eficácia e a abrangência das nossas iniciativas", afirmou Zanatta.

A operação foi realizada com apoio da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.