A desembargadora Eulalia Pinheiro, primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense, se despediu nesta segunda-feira (7) do Tribunal de Justiça do Piauí. Ela conduziu pela última vez uma sessão no plenário do TJPI e recebeu dezenas de homenagens. Nesta terça-feira (8), Eulália Pinheiro se aposenta do cargo.
“Exerço este trabalho buscando honrar tudo que ele me deu. Trabalhei incansavelmente. Meu propósito sempre foi cumprir os deveres inerentes ao cargo, dando o meu melhor em nome da Justiça, de forma indistinta e imparcial”, declarou na despedida.
Integrante da 2ª Câmara Criminal do TJ-PI, ela recebeu congratulações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, que lembrou a influência da desembargadora em sua carreira. “Transmito meu reconhecimento por tudo que fez pelo Judiciário piauiense e por ter sido a primeira também a me encaminhar na magistratura”, ressaltou.
O presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida, recordou que conviveu durante 11 anos com Eulália Pinheiro e comentou a retidão da desembargada durante sua atuação. Ele agradeceu o companheirismo da colega e seu equilíbrio na condução das pautas.
“Em nenhum momento, ao longo desses mais de 11 anos de convívio que temos neste Plenário, vi qualquer arroubo de vossa parte. Mesmo com seu extenso currículo, repleto de louros e congratulações, além de toda a grandeza do seu pioneirismo, jamais subiu o tom. Sempre foi uma magistrada técnica, ética e equilibrada”, discursou.
Eulália Pinheiro atuou como juíza auxiliar na comarca de Floriano. Respondeu, como titular, pelas comarcas de Canto do Buriti, Barras, Parnaíba e Teresina, onde atuou na 5ª Vara Criminal. Foi convocada, em 1994, para atuar como juíza na Câmara Especializada Criminal e na Câmara Especializada Cível do TJ-PI. Integrou, ainda, a Corte eleitoral no biênio 1997/1999. É desembargadora desde 30 de março de 2003.