Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia da Poesia: um encontro com universo particular

Neste dia 14 de março é celebrado o Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Castro Alves

14/03/2024 às 13h13

Neste dia 14 de março celebramos o Dia Nacional da Poesia. A data é lembrada em homenagem ao nascimento de Castro Alves, um dos poetas mais relevantes da segunda geração do romantismo brasileiro. No poema é onde as palavras ganham vida própria, transformando-se em poesia - uma das formas de expressividade humana mais sublimes.

Dia da Poesia: um encontro com universo particular - (Freepik ) Freepik
Dia da Poesia: um encontro com universo particular

Datas comemorativas são momentos oportunos para destacar o que se é celebrado. Segundo Dílson Lages, poeta e ficcionista piauiense, celebrar o Dia Nacional da Poesia é um convite para ver e sentir o mundo com olhos livres, despertando o senso estético e a novidade em cada experiência. "O Dia Nacional da Poesia é uma ocasião especial para reavivar o interesse pelas palavras, relembrar os clássicos e celebrar a diversidade de vozes poéticas que enriquecem nossa cultura.", diz Lages, que também é membro da Academia Piauiense de Letras (APL).

Ao mesmo tempo a experiência da poesia é profundamente individual. Como destaca Herasmo Braga, crítico literário, "Cada leitor encontra na poesia um universo particular de significados e sensações. É como se cada poema fosse um espelho onde nos vemos refletidos de maneira única", afirma Braga.

Herasmo Braga  - (Assis Fernandes/O Di) Assis Fernandes/O Di
Herasmo Braga

No Piauí, temos grandes nomes representantes da poesia. Nacionalmente, a poesia piauiense se destaca pela sua diversidade e qualidade universal, nomes como Da Costa e Silva, Torquato Neto, H. Dobal, Mário Faustino são grandes referências.

A poesia proporciona a identidade de um povo, ela retrata costumes, fauna e flora locais e regionais. A paisagem piauiense está muito bem evidenciada na poesia de Costa e Silva. Já os costumes, valores, estrutura social, política e econômica está bem evidenciada na poesia de um H. Dobal.

“O Piauí tem sido abençoado com grandes poetas que marcaram a história da literatura brasileira, que marcam a história da literatura brasileira. Infelizmente, não alcançaremos dentro do cânone o lugar que lhes é devido. Nós temos grandes nomes que estão entre os autores celebrados pelo cânone literário nacional. Basta que a gente diga que Mário Faustino e Torquato Neto são autores de grande expressividade no Brasil, dois dos nomes mais conhecidos no cânone literário nacional”

Dílson LagesPoeta e Ficcionista
Dílson Lages - (Arquivo pe) Arquivo pe
Dílson Lages

O gênero mais produzido e o menos lido no nosso país

Em 2022, o IBGE registrou que apenas 16% da população maior de 18 anos compra livros no país. Em outra pesquisa realizada pela APL, aqui no Piauí, os textos em prosa são os mais apreciados.

“O poema é o gênero mais produzido no país. Inclusive em uma pesquisa feita pela Academia Piauiense de Letras que avaliou o hábito de leitura dos piauienses revelou que os textos em prosa apareciam como os textos mais lidos. Por que então o poema, aquilo que mais se produz no país não é o gênero mais lido? Quanto à poesia, ela não é exclusivamente do poema, a poesia está em todos os lugares, e ela deveria estar por excelência na escola. O poema requer um cuidado, uma metodologia muito especial para ser lido”

Dílson LagesPoeta e Ficcionista

É preciso olhar para a importância da experiência proporcionada pela poesia, seja tanto no âmbito individual quanto no social de valorização da cultura, da identidade e dos próprios poetas. Mas para isso, a formação de leitores de poesia começa desde cedo, e a escola desempenha um papel fundamental nesse processo de incentivo à leitura de poesia desde os primeiros anos, proporcionando um contato significativo com os grandes nomes da literatura nacional e regional.

“Desde os nossos processos de formação, lá na infância, a gente vai ver que o primeiro contato é com o mundo da palavra, é através do texto poético e é a partir desse contato que a gente começa a ter as nossas primeiras inquietações, porque a gente começa a perceber a praticidade da palavra, da linguagem, e também a questão do estímulo, a imaginação. A poesia acaba sendo isso, esse contato que nos abre as portas”, pontuou.

Neste Dia Nacional da Poesia, é importante não apenas celebrar os feitos do passado, mas também apoiar e promover talentos contemporâneos, principalmente enquanto cultivamos o hábito da leitura poética entre as novas gerações. Afinal, a poesia, além de uma forma de expressão, é uma janela para a alma, capaz de inspirar, emocionar e transformar vidas.

Eu acredito que a primeira forma que deveríamos fazer com relação às novas gerações é nos tornarmos os primeiros leitores de fato de textos poéticos, e a partir desse momento desenvolver a nossa capacidade dialógica entre os tempos, entre culturas, entre cidade-campo, entre tradição oral e formal, ou seja, fazer com que as pessoas possam ver a riqueza que é feita poeticamente por esses grandes poetas nossos, que isso não é em todo lugar que isso acontece”

Herasmo Braga Crítico literário
Ana Laís Carvalho com edição de Ithyara Borges