Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa, Fábio Novo e Sílvio Mendes dormirão pouco nesta semana

O fechamento da janela partidária no próximo dia 6 de abril vai exigir muito tempos dos pré-candidatos

01/04/2024 às 14h05

O fechamento da janela partidária no próximo sábado (6) vai tornar essa primeira semana de abril tensa nos bastidores da política de Teresina. Os três principais grupos que se articulam para disputar a prefeitura da capital terão que correr contra o tempo. No entorno de Dr. Pessoa, a disputa é intensa entre os partidos que formam a base aliada. PL e PRD não se entendem mais, por exemplo, e a chapa do Avante está ameaçada. Por outro lado, Avante e PRD disputam a filiação do prefeito. Já Fábio Novo falta fechar as “chapinhas” e garantir os 200 candidatos pretendidos. No grupo de Sílvio Mendes, a correria é para fechar a chapa do Republicanos do União Brasil. 

Desincompatibilizar

Nessa semana também os vereadores que ocupam secretarias deverão deixar as funções e retornar para a Câmara Municipal. Os secretários municipais sem mandato que irão concorrer em outubro, por sua vez, terão que que se desincompatibilizar. Aí mora outro problema para o Palácio da Cidade. Quem vai sair quer indicar o substituto, mas uma grande parte do grupo defende uma redistribuição dos cargos. À observar.

De Francisco para Francisco

Mão Santa e Emanuel Brito  - (Reprodução / redes sociais ) Reprodução / redes sociais
Mão Santa e Emanuel Brito

O prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa, o Mão Santa, deve anunciar nesta semana o nome de Francisco Emanuel Cunha de Brito, atual secretário de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba, como seu candidato a prefeito. O grupo da situação já tem um mote pronto para o momento da confirmação: de Francisco para Francisco. Como o secretário usa normalmente Emanuel Brito, vai ter que incorporar o primeiro nome. 

Por conta e risco

Emanuel é um nome ligado a deputada estadual Gracinha Mão Santa, que foi quem escolheu o candidato. Engenheiro de formação, ele é considerado um técnico na gestão de Mão Santa, integrou a equipe de Gracinha na secretaria de Infraestrutura, foi alçado secretário quando a filha do prefeito saiu para ser candidata a deputada e logo em seguida passou a comandar a secretaria que é responsável, entre outras coisas, pelo asfaltamento de vias públicas. 

Pedro II

Neuma Café não é de desistir fácil. Após duas derrotas consecutivas nas eleições de 2016 e 2020 para prefeitura de Pedro II, ela vai mais uma vez ser testada nas urnas. Neuma foi prefeita do município entre 2013 e 2016 após a renúncia do então prefeito Walmir Café, mas foi derrotada na reeleição. Agora, a petista terá como vice o médico Natálio Barros, do PSD, que trouxe Georgiano Neto a se envolver na política da cidade da Opala. A disputa será conta a atual prefeita Betinha Brandão, do Progressistas, esposa do deputado Wilson Brandão. 

Distribuição de minhoca

A distribuição de peixes e cestas básicas na Semana Santa – o que é proibido para quem vai se candidatar nas eleições municipais – gerou embate entre situação e oposição em diversos municípios do Piauí. Um dos mais emblemáticos aconteceu em Boa Hora, no Norte do Estado. Por lá, o grupo de situação apelidou a distribuição de peixes da oposição de distribuição de minhoca, tão pequeno foram os peixes entregues. A oposição, por sua vez, preferiu dizer que o pouco com Deus é muito. 

Golpe

O comunista Edvaldo Nunes Cajá, último preso político liberado pela ditadura militar no Brasil, será homenageado nesta segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Piauí. A solenidade ocorrerá dentro de uma sessão solene de autoria do deputado estadual Ziza Carvalho (MDB) que lembrará os 60 anos do golpe. Uma exposição fotográfica com registro de perseguições promovidas pelos militares ficará aberta ao público da sede do Legislativo.