Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, ministro do STJ diz que atentado em Brasília reflete “cultura do ódio”

Em entrevista ao O Dia, nesta quinta-feira (14), o ministro destacou sua preocupação com a violência crescente e a necessidade de uma resposta rápida.

14/11/2024 às 12h30

Um episódio de violência extrema causou espanto em Brasília na noite dessa quarta-feira (13), quando um homem de 59 anos, identificado como Francisco Wanderley Luiz, morreu após participar do acionamento de explosivos na Praça dos Três Poderes. Segundo Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal (PF), o incidente é investigado como um ato terrorista.

Durante uma visita a Teresina para uma solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, comentou o episódio e afirmou que ele reflete uma "cultura do ódio" instaurada na sociedade. Em entrevista ao O Dia, nesta quinta-feira (14), o ministro destacou sua preocupação com a violência crescente e a necessidade de uma resposta rápida para a construção de uma sociedade mais pacífica.

Em Teresina, ministro do STJ diz que atentado em Brasília reflete “cultura do ódio” - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Em Teresina, ministro do STJ diz que atentado em Brasília reflete “cultura do ódio”

“Na verdade, o que está acontecendo no mundo é uma cultura do ódio. É uma cultura em que nada foi feito para durar, tudo é efêmero, tudo se parte do individualismo e isso efetivamente não é a promessa que fizemos na nossa Declaração Universal dos Direitos Humanos e nem na Constituição Brasileira de que somos homens livres, iguais e fraternos. A sociedade deve procurar a modernidade sólida, procurar através do princípio da fraternidade, a construção de uma democracia que inclua e não exclua. Com isso, vem a macrocriminalidade, que deve ser combatida com rigor”, disse.

O ministro ainda apontou a desigualdade social e a ausência de políticas públicas como causas profundas dessa "cultura do ódio" e da criminalidade.

“A Constituição Brasileira promete uma sociedade fraterna, com soluções pacíficas para as controvérsias. Mas acontece que as desigualdades sociais e a ausência de políticas públicas num estado que abarca mais de 210 milhões de pessoas e essa ausência de políticas públicas na área das águas, 35 milhões de pessoas estão sem água potável no Brasil, 24 milhões sem habitação condizente no Brasil e mais 100 milhões de pessoas estão sem saneamento básico”, explicou.

Solenidade na Alepi

O ministro Reynaldo Soares participou em Teresina da cerimônia em homenagem aos 35 anos de instalação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e aos 20 anos dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (JEFs). O evento, realizado nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Piauí, reuniu diversas autoridades do meio político e judiciário.

O presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), comemorou a realização da solenidade e destacou o trabalho parceiro entre os Poderes Legislativo e Judiciário.

“Temos aqui uma gratidão pela forma como eles conduzem essa relação entre Poder Legislativo e Judiciário . Hoje é um reconhecimento dos avanços e dos trabalhos que eles executam a nível de Tribunal Regional e que nos favorece muito por sabermos que temos parceiros que nos escutam e que nos ouvem sempre que precisamos”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.