Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí 198 anos: Sou Piauí por onde eu vou

Mesmo morando em outros estados e países, piauienses encontram maneiras de carregar suas raízes na pele, na gastronomia, nas artes.

19/10/2020 06:56

Piauí, terra querida, filha do Sol do Equador. Lugar de gente forte e guerreira. São 198 anos escrevendo a história de um Estado que não desiste de lutar. Uma terra de riquezas, de belezas, de um povo que ajuda a construir e a disseminar o nome do próprio Estado para o Mundo. Pessoas que levam, na pele, na história, na gastronomia e nas artes, os símbolos desse lugar que tanto nos orgulha. 

Gravado na pele 

Sair do Estado em que nasceu e ir em busca de novos caminhos em outros lugares do Brasil e do Mundo é sempre um desafio. E deixar para trás suas raízes, familiares, amigos e histórias, sem dúvidas, é algo doloroso e que pode te afastar das suas origens. Mas e quando a saudade e o carinho pelo seu Estado são tão grandes que ter essas lembranças apenas na memória não é o suficiente? Nessas horas, gravar na pele e levar esse amor para onde quer que vá é a melhor escolha. 


Foto: Arquivo Pessoal

Um dos maiores nomes do humor piauiense da atualidade, o youtuber, cantor, comediante e ator Whindersson Nunes (25) tatuou o nome do Piauí no abdômen. A tatuagem foi uma maneira de homenagear o Estado, que tanto o humorista faz questão de demonstrar seu carinho e admiração durante seus shows e apresentações. A escritora Clara Melo (27) também registrou na pele seu amor pelo Piauí. Filha da cantora Patrícia Mellodi e do humorista João Cláudio Moreno, ambos piauienses, Clara decidiu tatuar um dos maiores símbolos do Estado: o mapa do Piauí. Ela, que mora no Rio de Janeiro há muitos anos, não nega que grande parte da sua identidade foi construída em solo carioca, mas pontua que sua relação com o Piauí é muito mais intensa. 


A escritora Clara Melo tatuou na perna o amor pelo Estado - Foto: Arquivo Pessoal

“Sempre digo que nascer no Piauí não foi um mero acidente geográfico, é parte fundamental de quem sou, de como me entendo, da minha identidade. Nunca morei em tempo contínuo e integral no Piauí, exceto nos meus primeiros anos de vida, mas nunca estive longe. Estou sempre indo e vindo, na ponte aérea. Adoro o Rio, e claro que parte da minha identidade também é composta por essa vivência, mas nunca me senti carioca. O Piauí é minha casa”, conta. 


"Nascer no Piauí é parte fundamental de quem sou, de como me entendo, da minha identidade" - Clara Melo


E foi desse carinho e admiração que surgiu em Clara a vontade de gravar na pele algo que lembrasse do Estado que nasceu e onde morou na infância. A perna foi o local escolhido para deixar essa marca e o motivo tem uma explicação. “Eu sempre quis marcar na pele essa relação. Como não estou sempre no Piauí, a ideia era manter o Estado sempre em mim. Na base do corpo, como se estivesse abrigando e sustentando meus passos”, explica a escritora. 

Para Clara, a relação que ela tem com o Piauí vai muito além de apenas um local de nascimento. O solo piauiense tem uma grande representatividade em sua vida, refletindo diretamente em sua construção como pessoa e ser humano. “Eu respeito muito a ancestralidade. Honro demais a minha raiz, meu lar, minha origem, meu Estado, meus conterrâneos, minha árvore genealógica. Isso se reflete em todos os assuntos da minha vida. O Piauí é parte da minha identidade, eu não seria eu se não tivesse nascido no Piauí. A importância é toda. É da sustentação de tudo”, finaliza Clara Melo.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: