Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Europa manifesta interesse na usina de hidrogênio verde do Piauí

Os apoios foram anunciados nesta segunda-feira (20) por representantes da organização e da empresa ao governador Rafael Fonteles

20/11/2023 às 15h53

A União Europeia (UE) e a empresa belga Jan De Nul manifestaram interesse em investir na construção da usina de hidrogênio verde do Piauí, a Green Energy Park Piauí, que será construída no município de Parnaíba, no Litoral do Piauí a partir de 2024.

Os apoios foram anunciados nesta segunda-feira (20) por representantes da organização e da empresa ao governador Rafael Fonteles, que cumpre agenda na Europa desde a último sexta-feira (16).

A primeira manifestação partiu da presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, durante a Semana Europeia do Hidrogênio, que acontece em Bruxelas. A executiva disse que o Piauí receberá parte do investimento de 2 bilhões de euros que o continente europeu pretende realizar no Brasil. 

Projeto de hidrogênio verde apresentado por Rafael Fonteles  - (Divulgação) Divulgação
Projeto de hidrogênio verde apresentado por Rafael Fonteles

“Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia”, afirmou Ursula von der Leyen.

Já a empresa Jan De Nul recebeu a comitiva piauiense na cidade de Aalst, na Bélgica, e declarou apoio a Green Energy Park Piauí. A empresa presta serviços relacionados à construção e manutenção de infraestrutura marítima em âmbito internacional. Seu principal foco é a dragagem (incluindo outras formas de engenharia marinha), que representa 85% de seu faturamento.

Rafael Fonteles na Bélgica  - (Divulgação) Divulgação
Rafael Fonteles na Bélgica

“Isso confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador.

O hidrogênio limpo e amônia produzidos no Piauí serão então enviados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir daí, o hidrogénio viajará para servir compradores industriais no sudeste da Europa e, paralelamente, este projeto criará empregos locais e cadeias de valor no Brasil.