Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Família de recém-nascido denuncia falta de equipamentos em hospital de Piripiri

Após a denúncia à Justiça, o MPPI determinou a transferência do recém-nascido para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

11/04/2024 às 13h14

O Ministério Público do Piauí (MPPI) determinou, na quarta-feira (10), a transferência de um bebe recém-nascido no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, devido a falta de equipamentos necessários para procedimentos médicos. A ação foi ajuizada pelo juiz Antônio Francisco Gomes de Oliveira, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri.

Hospital Regional Chagas Rodrigues carece do equipamento para realizar exames cruciais, diz promotor - (Reprodução) Reprodução
Hospital Regional Chagas Rodrigues carece do equipamento para realizar exames cruciais, diz promotor

De acordo com o promotor Nivaldo Ribeiro, a família da criança procurou a Promotoria de Justiça ainda na terça-feira (9), para denunciar o caso. O bebê estava internado desde o último domingo (7) sem conseguir se alimentar, com suspeita de estenose congênita. Essa condição dificulta a passagem de alimentos e líquidos da boca para o estômago. 

“Apesar dos esforços da equipe médica, que tentou sem sucesso colocar sonda orogástrica, o bebê permanece sem alimentação, com dificuldades de deglutição e sialorréia, quando há produção excessiva de saliva. O Hospital Regional Chagas Rodrigues carece do equipamento necessário para realizar exames cruciais, como raio-x com contraste, e por isso solicitamos a transferência do paciente para uma unidade especializada”, explicou Nivaldo Ribeiro.

Após a denúncia, o hospital foi notificado extrajudicialmente para a adoção das providências administrativas pertinentes, bem como para viabilizar a transferência imediata do recém-nascido em um prazo de 24 horas. 

A decisão determinou ainda que, se o procedimento médico necessário não puder ser feito na rede pública, o governo deve pagar pelo tratamento em hospitais particulares pelo tempo que for preciso. Horas depois da decisão judicial, a família informou que conseguiu um leito na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O Portal O Dia entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) para obter esclarecimentos a respeito do caso. Segundo o órgão, o bebê recém nascido foi transferido ainda ontem para a Nova Maternidade Evangelina Rosa. Ainda conforme a entidade, "a função do hospital é atender com responsabilidade e rapidez o paciente, preservando sempre a vida". Veja a seguir a nota na íntegra:

"O Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri, esclarece que o bebê nasceu com suspeita de estenose de esôfago, sendo incapaz de se alimentar. Por conta da urgência do caso, a criança virou prioridade na fila de regulação, indo para o primeiro lugar numa vaga de transferência para hospital em Teresina. A transferência aconteceu ontem (10), no final da tarde, para a Nova Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Vale ressaltar, que a função do hospital é atender com responsabilidade e rapidez o paciente, preservando sempre a vida."

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.