O Festival de Inverno de Pedro II, um dos eventos culturais mais importantes do Piauí, pode ganhar um novo status: o de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Um Projeto de Lei foi apresentado nesta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas) para reconhecer o evento.

LEIA TAMBÉM
Além do reconhecimento cultural, o PL também prevê a inclusão oficial do festival no Calendário de Eventos do Estado. O objetivo, segundo o parlamentar, é destacar a relevância cultural, social e econômica da festa, que é realizada anualmente de forma gratuita no município de Pedro II, localizado a cerca de 200 km ao norte de Teresina.
“O Festival de Inverno é mais do que um evento, é uma expressão viva da cultura do nosso povo. Ele movimenta a economia, valoriza artistas, incentiva o turismo e promove Pedro II como referência nacional. Esse reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial é um passo importante para fortalecer ainda mais essa tradição”, afirmou o deputado Wilson Brandão.

Desde sua primeira edição, em 2004, o Festival de Inverno se firmou como um dos maiores eventos do estado, atraindo milhares de visitantes de todas as regiões do Brasil e até do exterior. O evento é conhecido por valorizar a música, o artesanato, a gastronomia e a identidade cultural da região, gerando impactos positivos no turismo e na economia local.
A proposta agora segue para análise nas comissões técnicas da Alepi. Se aprovada, segue para sanção do governador Rafael Fonteles.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.