Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador defende que unificação de cursos na Uespi abrirá espaço para novas graduações

Ao todo, oito cursos em duplicidade serão unificados pela Uespi, no qual defende que a proposta visa adequar-se às regras estabelecidas pelo MEC.

25/10/2024 às 12h50

25/10/2024 às 12h50

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi enfático e categórico ao declarar que a decisão do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi assertiva ao deliberar pela aprovação da unificação de cursos em duplicidade nos campi de Teresina. Ao todo, oito cursos em duplicidade serão unificados pela Uespi, no qual defende que a proposta visa adequar-se às regras estabelecidas pelo MEC.

Em entrevista concedida ao O Dia, nesta sexta-feira (25), Fonteles argumentou que a unificação dos cursos será benéfica, não somente para o fortalecimento dos serviços prestados pela Instituição, mas que também irá proporcionar a abertura de novas graduações nos campi da Uespi em Teresina.

Governador defende que unificação de cursos na Uespi abrirá espaço para novas graduações - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Governador defende que unificação de cursos na Uespi abrirá espaço para novas graduações

Se por um lado vai unificar cursos, certamente não tenho nenhuma dúvida que teremos novos cursos sendo lançados nos mais diversos campi da Universidade Estadual do Piauí

Rafael FontelesGovernador do Piauí

Por maioria dos votos, em votação realizada nessa quinta-feira (24), o Consum aprovou a unificação dos cursos em duplicidade. O placar ficou em 34 votos favoráveis, 9 contrários e 1 abstenção. Fonteles afirmou que a aprovação visa também aprimorar a matriz de cursos da Instituição na capital.

“É uma decisão do Conselho Universitário que tem sua autonomia, mas como sempre tenho dito publicamente que nós temos que revisar a matriz de cursos da nossa Universidade Estadual, ou seja, unificar alguns e criar novos cursos, conforme as demandas da sociedade”, relatou.

Rafael Fonteles ressaltou que a Uespi está sintonizada com os anseios da sociedade, bem como também defendeu que a unificação dos cursos contribuirá para o pleno funcionamento dos trabalhos realizados pela Instituição.

“Nós temos que ter cada vez mais uma Universidade sintonizada com os anseios da sociedade, até porque é ela que financia a Universidade. Portanto, temos que ter cada vez mais cursos antenados com a demanda da sociedade e aumentando a eficiência para você ter turmas realmente compostas com a quantidade de alunos significativa para poder manter e ter sustentabilidade na nossa Universidade Estadual”, citou.

Cursos afetados com a unificação

Entre os cursos que serão afetados com a medida de unificação estão as graduações de Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia e os bacharelados em Direito, Administração e Ciências Contábeis.

Segundo a decisão, a unificação dos cursos ocorrerá somente para os novos estudantes com entrada em 2025. A divisão dos cursos pós unificação ficou da seguinte forma: para o Campus Torquato Neto os Cursos de Direito, vista a criação da Faculdade de Direito; Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia. Já o Campus Clóvis Moura receberá os cursos de Bacharelado em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.

Associação dos docentes é contra a medida

A Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), no entanto, é contra a decisão e alega que houve falta de diálogo com alunos e professores sobre o assunto. Para a Adcesp, a medida representa uma diminuição da oferta de vagas para os estudantes e também representa um aumento no distanciamento entre os estudantes mais carentes e o acesso deles ao ensino superior, sobretudo para os alunos da região do Grande Dirceu.

Para a Associação dos Docentes, no entanto, a solução para equiparar a demanda entre os campi não é centralizar cursos, mas sim ampliar a oferta de vagas e recompor as condições operacionais nas unidades com a contratação de docentes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.