O governador do Piauí, Rafael Fonteles, em agenda com representantes da China Communications Construction Company (CCCC), e sua subsidiária, a China Communication Trading & Supply Co. Ltda. (CCTSC), apresentou um projeto que visa a construção de um intermodal para ligar a região do Cerrado até o litoral piauiense. A empreitada, segundo ele, pretende dar agilidade no escoamento da produção estadual e beneficiar outros setores.
LEIA TAMBÉM
Na ocasião, Fonteles argumentou que estudos serão finalizados até o início de 2024 e, assim, darão viabilidade no desenvolvimento do projeto. Segundo ele, o Intermodal no Piauí tem investimentos previstos na ordem de US$ 1 bilhão, aproximadamente 5 bilhões reais.
O transporte intermodal é aquele que utiliza mais de um modal para transportar cargas do ponto de origem até o destino, incluindo o segmento rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário ou dutoviário (dutos).
Além disso, o governador ressaltou que o Piauí possui vantagens que podem alavancar a economia local. "Somos grandes produtores de soja, milho e algodão, além de termos grandes reservas de ferro e níquel que já começaram a ser exploradas. Temos, também, o potencial de ser o maior produtor de hidrogênio verde das Américas”, relatou.
A CCCC é tida como a maior construtora da China e uma das maiores do mundo. A empresa têm experiência em infraestrutura de transportes, portos, aeroportos, energias renováveis, saneamento e segurança hídrica.
Agenda na China
O chefe do Executivo Estadual desembarcou na China nesse domingo (22) para cumprir vários compromissos administrativos. O objetivo da viagem ao país é a internacionalização da economia piauiense e a atração de investimentos ao estado.
Entre um desses compromissos está ainda um encontro com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, no dia 27 de outubro, especialmente para apresentar o Intermodal do Vale do Parnaíba.