Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina decretam ponto facultativo na Quinta-feira Santa

O registro de frequência optativa no próximo dia 28 de março se dá em razão da proximidade com a Semana Santa.

21/03/2024 às 17h59

21/03/2024 às 18h05

Servidores municipais teresinenses terão na próxima quinta-feira (28) ponto facultativo. De acordo com a Prefeitura de Teresina, o registro de frequência optativa no próximo dia 28 de março se dá em razão da proximidade com a Semana Santa, que inicia na sexta-feira (29). O ato foi assinado no decreto de n.º 25.890 pelo prefeito da capital, Dr. Pessoa. Confira no final da matéria o que irá funcionar.

A Prefeitura de Teresina destacou que o ponto facultativo, que ocorre anualmente, pretende proporcionar aos servidores municipais um momento maior de reflexão em família e resgate das tradições religiosas durante a Semana Santa.

Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina - (Arquivo /O DIA) Arquivo /O DIA
Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina

Além disso, a gestão teresinense considerou ainda que, neste período, muitas famílias realizam deslocamentos para outras regiões do Piauí e do país, e que por isso tem-se constituído uma repetida prática ao longo dos anos.

Funcionamento dos serviços

Conforme o decreto, serviços considerados essenciais não se suspenderão por efeito do decreto. Entre eles, seguem em funcionamento, no âmbito da Fundação Municipal de Saúde (FMS): Hospitais, Maternidades, UPA, SAMU, laboratórios centrais e CAPS, onde este último especificamente nos setores de internação para assistência ao paciente, que deverão funcionar normalmente. O mesmo deverá tambéms ser seguido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), onde os agentes municipais de operação e fiscalização de trânsito também irão cumprir com a rotina de trabalho.

Governo do Piauí

O Governo do Piauí, por sua vez, também decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira, dia 28 de março. O ato consta em decreto publicano no início do ano nas datas do funcionalismo público estadual para 2024.

Ainda segundo o Governo, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência nos pontos facultativos e feriados no Piauí. A sexta-feira (29), também chamada de Paixão de Cristo, não haverá expediente nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autarquia e fundacional.

Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina decretam ponto facultativo na Quinta-feira Santa - (Divulgação) Divulgação
Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina decretam ponto facultativo na Quinta-feira Santa