Um projeto de lei que altera o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) chegou à Assembleia Legislativa (Alepi) nesta segunda-feira (27). A matéria encaminhada pelo Palácio de Karnak deve começar a tramitar nesta semana.
O texto quer modificar a distribuição da carga horária e criar novos parâmetros para promoção à classe de Professor Titular. Na mensagem, o governador Rafael Fonteles defendeu a medida ao justificar que os profissionais terão horas semanais destinadas a outras atividades pedagógicas.
“O objetivo É distribuir a carga horária do professor em tempo integral (TI - 40 horas) em, no mínimo, 16 horas semanais obrigatoriamente destinadas ao ensino e 10 horas semanais em outras atividades acadêmicas, além dos horários pedagógicos”, trouxe a mensagem encaminhado ao Poder Legislativo.
O projeto visa também estabelecer, além do título de doutor, outros requisitos de forma alternativa para a promoção à classe de Professor Titular, como produção e defesa de um memorial; e possibilitar que professores doutores, de outras classes, possam ocupar vagas destinadas à classe de Professor Titular através do desenvolvimento funcional.
Com informações da Alepi