Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IFPI anuncia vestibular 2025.1 com quase 3 mil vagas

São ofertados 70 cursos e as inscrições terão início a partir da próxima segunda-feira, 9 de setembro

04/09/2024 às 14h47

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou, nesta quarta-feira (4), o Vestibular 2025.1. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.740 vagas em 70 cursos superiores distribuídos em 19 campi pelo estado. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 9 de setembro, e vão até 27 de outubro, com uma taxa de inscrição de R$ 40,00. Candidatos inscritos no CadÚnico do Governo Federal podem solicitar isenção da taxa até 15 de outubro.

IFPI anuncia vestibular 2025.1 com quase 3 mil vagas em 19 campi do estado - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
IFPI anuncia vestibular 2025.1 com quase 3 mil vagas em 19 campi do estado

Entre as novidades deste ano, o IFPI está oferecendo sete novos cursos, incluindo Bacharelado em Engenharia Agronômica nos campi de Cocal, Valença e José de Freitas, além de cursos de Administração em Uruçuí e Engenharia Civil em Floriano. Um novo curso de Tecnologia em Marketing será oferecido em Teresina, e um curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet será disponibilizado no campus de São Raimundo Nonato.

O pró-reitor de ensino do IFPI, Odimógenes Lopes, destacou a importância dessas novas ofertas. “Temos um corpo docente altamente capacitado, professores com mestrado, com doutorado e campi com boa estrutura. Então, convocamos os candidatos que estão concluindo o ensino médio: Se inscreva, vem aqui fazer conosco um curso de graduação”, afirmou.

 Pró-reitor de ensino do IFPI, Odimógenes Lopes - (O DIA) O DIA
Pró-reitor de ensino do IFPI, Odimógenes Lopes

Além das novas ofertas, pela primeira vez, o candidato poderá se inscrever para um campus e realizar a prova em outra cidade, o que facilita o processo. “Isso permite que o estudante não necessite se deslocar no dia da prova para concorrer ao nosso vestibular”, complementa o pró-reitor.

A edição 2025.1 também implementa as novas regras da lei de cotas, incluindo a reserva de vagas para quilombolas que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O processo de seleção também sofreu alterações para melhorar a inclusão e a representatividade dos candidatos do Piauí.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, explicou que essas mudanças foram motivadas por uma análise das vagas preenchidas nos últimos anos, especialmente com a adoção do ENEM como principal critério de seleção. Segundo ele, o exame nacional permitia que candidatos de outros estados, como Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais, ocupassem vagas no Piauí. No entanto, muitos desses alunos não permaneciam na instituição, deixando as vagas ociosas e prejudicando o aproveitamento dos recursos destinados à educação.

"Observamos que esses alunos de fora ocupavam as vagas, mas não permaneciam. Isso resultava em vagas não preenchidas, o que é um desperdício, pois a educação é um investimento caro. Por isso, decidimos resgatar e regionalizar o vestibular, o que nos permitiu reduzir a evasão. Hoje, 96% dos nossos alunos são do Piauí," disse o reitor.

Na edição 2024, concorreram 12 mil candidatos para mais de duas mil vagas em 16 cidades do Piauí.  Interessados em se candidatar poderão acessar as informações necessárias no site do IFPI a partir da próxima segunda-feira (9). O lançamento da nova edição também pode ser assistido no canal do IFPI no Youtube

Veja o cronograma:

  • Lançamento do vestibular: 4 de setembro de 2024
  • Início das inscrições: 9 de setembro de 2024
  • Término das inscrições: 27 de outubro de 2024
  • Taxa de inscrição: R$ 40,00
  • Período para solicitação de isenção da taxa: 9 a 15 de outubro de 2024

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações de Edna Maciel/ODIA TV