O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 30 cidades do Piauí. O aviso, que começou nesta quinta-feira (19), estará em vigor até as 10h de sexta-feira (20). As áreas afetadas incluem municípios localizados principalmente na região Sudoeste do estado.
LEIA TAMBÉM
O Inmet prevê chuvas que podem variar de 20 a 30 milímetros por hora, com possibilidade de até 50 milímetros em um único dia. Além disso, são esperados ventos intensos de 40 a 60 km/h, com riscos de alagamentos, queda de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas. As autoridades locais estão monitorando a situação e recomendam atenção redobrada durante esse período.
Para evitar danos e prejuízos, o INMET fornece orientações de segurança, como o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, que deve ser evitado em caso de chuvas intensas e descargas elétricas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em alerta, e a população pode obter mais informações ligando para os números 199 e 193, respectivamente.
O INMET orienta a população a não se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos nessas áreas de risco, principalmente em locais próximos a estruturas que possam ser afetadas pelos ventos. Na capital piauiense tem experimentado irregularidade no período da transição da pré-temporada chuvosa para a temporada propriamente dita.
Confira as cidades que entraram em alerta para chuvas intensas
- Alvorada do Gurguéia
- Antônio Almeida
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Gilbués
- Guaribas
- Júlio Borges
- Landri Sales
- Manoel Emídio
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Porto Alegre do Piauí
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Gonçalo do Gurguéia
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Uruçuí
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.