Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maioria dos gestores que se desincompatibilizaram deixaram parentes nos cargos em Teresina

Irmãos, filhos e cônjuges são os parentes preferidos nos cargos

12/04/2024 às 14h08

O discurso contra as oligarquias políticas durou algumas décadas até que caiu em desuso no Piauí. Em seguida, a prática de manter cargos políticos em poder de parentes, o nepotismo, passou a dominar o discurso. Mas também parece ter saído de pauta. De tão comum, a perpetuação é vista, hoje, como natural. É tanto que está em ascensão. De marido para esposa, de pai para filho. Por exemplo, a grande maioria dos gestores que irá concorrer na eleição deste ano saiu e indicou parentes para as pastas na Prefeitura de Teresina. Na SAAD Sudeste, Vani Queiroz -- esposa de Roberval Queiroz e cotada para a vice de Dr. Pessoa -- pediu exoneração e indicou o filho, Lucas Eduardo Nascimento Queiroz. Já na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdhu), James Guerra saiu e deixou a irmã, Tatiana Marreiros Guerra Dantas. É fato também que a prática não é exclusividade de Teresina, mas está na raiz da política nacional. 

Gerenciamento de crise

O deputado federal Jadyel Alencar precisou apagar o “incêndio” provocado pelo seu voto contra a prisão do deputado Fernando Brazão, suspeito de ser o mandante da execução da vereadora Marielle Franco. Ele disse que o voto não foi contra a prisão, mas contrário a forma que o Supremo Tribunal Federal (STF) conduz o processo. Sem se aprofundar na justificativa, prometeu votar pela cassação de Brazão quando a votação for levada ao plenário. 

Estreia

 - (Otávio Neto / O Dia ) Otávio Neto / O Dia

Fábio Novo foi o primeiro entrevistado do quadro Gestão THE, que começou ser gravado nessa quinta-feira (11) pela O Dia Tv. A atração televisiva receberá os pré-candidatos a prefeitos da capital para discutir os principais problemas da cidade será exibido dentro do jornal O Dia News. Na gravação, o petista aprofundou a proposta de tarifa zero no transporte coletivo, que tende a ser sua principal bandeira de campanha. 

Cadê o líder

A oposição ao prefeito Dr. Pessoa, que já é maioria na Câmara Municipal, deve aguardar até a próxima semana a indicação de um novo líder. A tendência é que os oposicionistas apontem a metralhadora de críticas para a gestão municipal se um nome não for apresentado até a próxima terça-feira (16). Allan Brandão, Luís André e Renato Berger são cotados, mas se esquivam da responsabilidade. 

Tudo na paz

A lua de mel do governador Rafael Fonteles com a Assembleia Legislativa está prorrogada. O chefe do Executivo reuniu na última quarta-feira (10), no Palácio de Karnak, o presidente da Alepi, Franzé Silva; o próximo presidente, Severo Eulálio; o líder do governo, Fábio Novo; e os líderes dos dois maiores partidos da Casa, Francisco Limma, do PT; e João Mádison, do MDB. Themístocles Filho também foi convocado. Na pauta, o clima de harmonia que deve continuar. 

Liberdade

O vereador Cícero Rocha (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária, ganhou liberdade. Ele foi preso na semana passada durante a operação Vaga Fantasma, da Polícia Civil do Piauí, por suspeita de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes pela internet. O esquema mirava pessoas que estavam desempregadas ou na eminência de perder o emprego. Além da pessoa, eram lesados ainda revendedores de veículos e instituições financeiras.