Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mal súbito: entenda o que causa os maiores casos de atendimento no HUT

O mal súbito está diretamente relacionado com problemas cardíacos: complicações no coração é a causa que mais mata no mundo e no Brasil

19/03/2024 às 13h09

A Prefeitura Municipal de Teresina divulgou nesta terça-feira (19), que no mês de fevereiro o motivo de mais procura no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi por atendimento por mal súbito, apresentando um número 660 atendimentos, o que representa cerca de 14% dos casos.

O mal súbito está diretamente relacionado com problemas cardíacos. Complicações no coração é a causa que mais mata no mundo e no Brasil. Globalmente, o número de mortes por doenças cardiovasculares aumentou em uma proporção ligeiramente menor, representando um aumento de 39,4%, passando de 12,4 milhões em 1990 para 19,8 milhões em 2022. Esse aumento ocorreu durante um período em que a população mundial cresceu em 51%.

infarto ataque cardia doença coração - (Reprodução/Hilab) Reprodução/Hilab
infarto ataque cardia doença coração

Conforme os dados do mais recente relatório "Carga Global de Doenças e Fatores de Risco Cardiovasculares", publicado em dezembro de 2023 no Journal of the American College of Cardiology, um grupo de 18 doenças cardiovasculares causou a morte de cerca de 400 mil brasileiros em 2022. Esse número é praticamente equivalente ao total de óbitos registrados no pior ano da pandemia do novo coronavírus.

A nível municipal, os dados do HUT divulgados para imprensa aponta que o acometimento da doença é um quadro alarmante. Segundo especialistas, diferente do que se acredita, problemas cardíacos tem causado mais casos de óbito em pessoas abaixo dos 60 anos do que os próprios idosos.

Dr. Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário e médico cardiologista explicou durante entrevista concedida ao O Dia TV, que muitos casos de mal súbito são causados por falta de análise precoce do condicionamento cardíaco e realização de intensas atividades físicas.

Durante a atividade física sem condicionamento, você libera substâncias como a adrenalina, que é uma substância que sobre a pressão e faz com que os vasos fiquem contraídos. As são pessoas que têm doenças e nem sabem que tem [..] No Brasil 30% das pessoas que têm pressão alta não sabem que tem e só descobrem depois de um caso de infarto ou derrame. Essa pessoa que tem a pressão alta, que tem o colesterol alto e não vai fazer exame para saber que tem ou diabetes e começa uma atividade física como o futebol, é um esforço que suga bastante do coração e pode ser subitamente surpreendido com uma parada cardíaca

Paulo Márcio Cardiologista

Problemas cardíacos podem ser hereditários

Além disso, o médico alerta para casos de doenças cardiovasculares em pessoas da família. Principalmente com parentes de primeiro grau como pai ou mãe, de acordo com o especialista, problemas cardíacos estão atrelados diretamente com a herança hereditária.

Existem fatores de risco que a gente muda e fatores de risco que não mudamos, conseguimos controlar como diabetes e colesterol. Mas não conseguimos mudar o sangue e a herança de pai e mãe. Homem com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos tem dez vezes mais chance de ter uma doença cardíaca

Paulo Márcio Cardiologista

Alerta para o uso de estimulantes sexuais

O aumento do uso de estimulantes sexuais também têm sido um fator predeterminantes para casos de mal súbito, principalmente entre os jovens. O cardiologista explica o risco do uso da medicação para o coração.

Hoje o Viagra e remédios estimulantes sexuais são os remédios mais prescritos do mundo. E não são usados pelos vovozinhos de 80, 90 anos, hoje o jovem está usando para causar uma ‘boa impressão’. Nesse sentido, a utilização dessa medicação virou uma febre. Ai o sujeito quer fazer uma pressionada na cama e não faz exames de coração

Paulo Márcio ressalta que a medicação é segura e eficaz para quem pode usar, para quem está com seus exames em dias e com uma avaliação cardiológica positiva. Porém , como toda medicação tem efeitos colaterais deve ser utilizado com o uso correto e prescrito pelo médico.

Dicas para evitar um mal súbito

  • Mantenha uma alimentação saudável: Priorize uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes e abacate. Evite alimentos processados, ricos em gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio em excesso.
  • Pratique exercícios regularmente: Faça atividades físicas de forma regular, como caminhar, correr, nadar ou praticar esportes. Tente se exercitar pelo menos 150 minutos por semana, conforme recomendado pelos órgãos de saúde.
  • Mantenha um peso saudável: Manter um peso adequado é importante para a saúde do coração. Se estiver acima do peso, perder alguns quilos pode reduzir o risco de problemas cardíacos.
  • Não fume: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. Parar de fumar ou evitar o tabaco é essencial para a saúde do coração.
  • Controle o estresse: Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como praticar meditação, ioga, exercícios de respiração ou atividades relaxantes. O estresse crônico pode aumentar o risco de problemas cardíacos.
  • Mantenha os níveis de colesterol e pressão arterial sob controle: Faça exames regularmente para monitorar seus níveis de colesterol e pressão arterial. Se necessário, tome medidas para controlá-los por meio de mudanças na dieta, exercícios ou medicamentos prescritos pelo médico.
  • Limite o consumo de álcool: Consuma álcool com moderação, se optar por beber. O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
  • Durma o suficiente: Garanta uma boa qualidade de sono todas as noites. A falta de sono pode contribuir para o aumento da pressão arterial, ganho de peso e outros fatores de risco para problemas cardíacos.
  • Faça exames de rotina: Consulte regularmente um médico para exames de rotina e avaliações de saúde. Isso pode ajudar a identificar precocemente quaisquer problemas cardíacos ou fatores de risco e tomar medidas preventivas.
Com edição de Ithyara Borges