Pela primeira vez, o processo de matrícula na rede pública estadual de ensino será 100% digital. Segundo o Governo do Piauí, através da Secretaria de Educação (Seduc), mais 200 mil alunos deverão realizar a matrícula por meio do Gov.pi Cidadão, de 11 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.
LEIA TAMBÉM
Conforme a pasta, todas as informações necessárias para acessar o Gov.pi Cidadão e para efetivação da matrícula estarão disponíveis no site da Seduc (clique aqui). Para quem estudou nas escolas da rede estadual de ensino no ano de 2023, a renovação de matrícula será automática.
De acordo com secretário da Seduc, Washington Bandeira, a implementação da novidade é uma das premissas do governo Rafael Fonteles, que pretende realizar transformações digitais em várias áreas do funcionalismo público.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, comemorou a implementação do novo mecanismo digital. Entretanto, ele destacou que as matrículas realizadas de forma convencional irão continuar.
“Claro que o ambiente presencial ele continua mantido para atender aquelas pessoas que têm alguma dificuldade de acesso tecnológico, mas permitindo que o processo aconteça hoje 100% digital. As matrículas acontecem em todos os municípios e áreas rurais”, argumentou.
O governador Rafael Fonteles, por sua vez, disse que esse processo faz parte da meta do governo de tornar o Piauí a unidade da federação com o maior número de serviços públicos disponibilizados digitalmente.
Posse de novos coordenadores
Na ocasião, o Governo do Piauí também deu posse aos novos 37 coordenadores regionais de polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, foram também anunciados os novos cursos e mais de 10 mil vagas da UAB para o ano de 2024, distribuídas em cursos de licenciatura, graduação e tecnólogos.
“É uma universidade que oferta cursos em Ensino à Distância (EAD), sendo uma parceria da Secretaria de Educação com as instituições de Ensino Superior no Piauí, como UFPI, UFDPar, Uespi e IFPI”, ressaltou Washington Bandeira.