Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Muita indefinição no entorno de Dr. Pessoa

Restam duas semanas para o fechamento da janela partidária e há mais dúvida do que certeza no grupo de Dr. Pessoa

25/03/2024 às 14h09

25/03/2024 às 17h43

A duas semanas do fechamento da janela partidária – limite final de filiações é dia 5 de abril -- há mais dúvidas do que certezas nos partidos aliados que irão formar chapa majoritária e dar suspenção a campanha de reeleição do prefeito Dr. Pessoa. Quantos são as siglas e quais são elas, não se sabe. O PRD, que é o partido que sairá mais forte da janela, é o mais encaminhado. Os nomes estão definidos e a estratégia é clara. Nos demais, tudo é instável. A chapa do DC, por exemplo, dá sinais que será incorporada ao Avante, isso após troca de acusações de assédios a candidatos. O próprio líder do governo na Câmara, Antônio José Lira, já reclamou publicamente da desorganização da articulação política do Palácio da Cidade. 

Para onde vai Dr. Pessoa?

Essa semana é mais curta devido o feriado da Semana Santa, ou seja, o tempo para as definições está ainda mais curto para Dr. Pessoa. Até o mesmo o partido a qual o prefeito vai se filiar ainda é incerto. A novidade de última hora é a primeira-dama, Samara Conceição, que passou a comandar o PMN e está em campo tentando montar uma chapa de vereador para concorrer. 

A estratégia do Palácio da Cidade

A articulação política do prefeito Dr. Pessoa, por outro lado, acredita que cinco partidos estarão no palanque do Palácio da Cidade. São eles: PRD, PL, Avante, DC e Mobilize. A perspectiva é que, juntas, as chapas proporcionais cheguem a 150 mil votos, o que seria suficiente para eleger entre 10 a 12 cadeiras na Câmara Municipal. Com essa votação, a eleição majoritária será impulsiona no momento certo. 

Sem acordo I

Nailer Gonçalves de Castro - (Reprodução) Reprodução
Nailer Gonçalves de Castro

Nailer Gonçalves de Castro, irmã da ex-deputada federal Margarete Coelho, voltou a ser alvo de ação do Ministério Público do Estado do Piauí. Agora, o MP ajuizou uma ação de improbidade devido ao acúmulo tríplice, entre janeiro de 2017 e maio de 2019, de cargos públicos no governo e na prefeitura de São Raimundo Nonato. 

Sem acordo II

Segundo o MP, Nailer Gonçalves recebeu ao mesmo tempo o salário de professora efetiva do Estado do Piauí; de comissionada de secretária Municipal de São Raimundo Nonato, com natureza política; e de assessora Especial da Secretaria de Governo do Estado do Piauí, também comissionado. Após as tentativas de acordo não avançarem, o órgão pede o ressarcimento dos valores. 

Retorno de Rafael

Após chegar da viagem internacional à Índia, Singapura e Austrália, que durou 15 dias, o governador Rafael Fonteles cumpriu agenda nesse final de semana no interior do estado. O chefe do Executivo esteve nos municípios de Lagoa do Sítio, Elesbão Veloso e Valença. Ele participou de inaugurações de obras, visitas técnicas e ainda assinou ordens de serviços. Em Valença, também participou de ato político. 

Crédito suplementar

O governador Rafael Fonteles abriu no Orçamento Geral do Estado um crédito adicional Suplementar em favor do Fundo de Previdência Social do Estado do Piauí no valor de R$ 56.364.384,00. A fonte do recurso será os precatórios do antigo FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A alteração promovida através de decreto do Poder Executivo será incorporadas no Plano Plurianual 2024-2027.

Ministro no Piauí

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, cumpre agenda em Teresina nesta segunda-feira (25). Ele participará da adesão do Piauí ao Plano Nacional Novo Viver Sem Limite, que irá financiar, com recursos em torno de R$ 6,5 bilhões, políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Na ocasião, também será lançado o Plano Estadual para Inclusão e Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite Piauí.