Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, contas de energia devem ficar mais caras a partir de hoje (2); entenda

ANEEL aprovou e autorizou a Equatorial Piauí a fazer um reajuste tarifário de 14,7% na contas de energia; aumento entra em vigor neste sábado.

02/12/2023 às 08h32

Entra em vigor neste sábado (02) a revisão tarifária nas contas de energia elétrica de consumidores do Piauí. A medida vai afetar consumidores de alta e baixa tensão. A revisão, aprovada Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira (28), é de 15,81%, com efeito médio de 14,70% para o consumidor final.

Contas de energia devem ficar mais caras a partir deste sábado (2) - (Agência Brasil) Agência Brasil
Contas de energia devem ficar mais caras a partir deste sábado (2)

Segundo a Aneel, a autorização para a revisão tarifária da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A levou em consideração os custos relacionados à atividade de distribuição, encargos setoriais e outros fatores. 

A concessionária explicou que a Revisão Tarifária Periódica é um instrumento previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica do país e ocorre anualmente para compensar a variação da inflação e do custo da energia.

Conta de energia - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Conta de energia

Reajuste tarifário será diferente para consumidores de baixa e alta tensão

REAJUSTE PARA ALTA TENSÃO: 16,07% - refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

REAJUSTE PARA BAIXA TENSÃO: 9,22% - refere-se às classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública). 

A Aneel anunciou ainda que a bandeira tarifária continuará verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica. A sinalização se mantém verde desde abril de 2022 devido às condições favoráveis de geração.

Como economizar na conta de luz?

Já que não é possível fugir do reajuste tarifário, algumas dicas podem ajudar você consumidor a não sentir tanto no bolso o aumento no valor dos talões. O ideal é que aparelhos eletrônicos devam ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, porque mesmo em modo stand-by, eles acabam consumindo energia.

Outra dica é deixar o ar-condicionado com temperatura próxima a 23°C, pois abaixo disso o aparelho acaba forçando mais um pouco o consumo de energia, o que acarreta em uma conta mais alta. O consumidor também pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal.

É importante também evitar deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente na área externa da casa. À noite, o consumidor pode desligar as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando.

Já em relação à geladeira, é recomendado evitar ficar abrindo de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Por fim, outra orientação é sempre ficar atento as manutenções recomendadas no manual pelos fabricantes dos eletrodomésticos e ao adquirir novos equipamentos, buscar sempre aqueles que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia.