Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação Domiduca: mais de 30 crianças vítimas de exploração sexual são resgatadas no Piauí

Ao todo, cinco pessoas foram detidas; operação ocorre em alusão ao Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual Infantil

18/05/2023 às 17h50

27/09/2023 às 13h44

Encerrou nesta quinta-feira (18), a Operação Domiduca, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal em âmbito nacional. A ação visa combater a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Ao todo, 33 vítimas foram registradas e cinco pessoas foram detidas no Piauí.

Entre os dias 02 e 18 de maio, equipes da PRF percorreram pontos considerados críticos nas rodovias federais do Piauí e fiscalizou veículos com o objetivo de resgatar menores de idade vítimas de violações dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

PRF resgata 33 crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual  - ((Foto: Divulgação)) (Foto: Divulgação)
PRF resgata 33 crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual

Segundo a PRF, algumas festas foram interrompidas devido à presença considerável de menores desacompanhados, onde bebidas alcoólicas e drogas estavam sendo consumidas. Cerca de 475 pontos de vulnerabilidade foram fiscalizados e quase 4 mil pessoas foram resgatadas.

A data de encerramento da Operação Domiduca marca o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O nome da operação faz referência à deusa romana Domiduca, que, na mitologia, protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.

Caminhos Seguros

A Operação Domiduca é integrada à Operação Caminhos Seguros de combate à exploração sexual infanto-juvenil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a força-tarefa reúne esforços de órgãos de segurança federais, estaduais e do Distrito Federal, entes governamentais de outras áreas e a sociedade civil.

As ações desenvolvidas pelos órgãos que participam da operação incluem atividades preventivas de conscientização sobre a importância do respeito aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - e o trabalho repressivo, com investigações e o acolhimento das vítimas.

Mais sobre: