Os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o Piauí foi o estado que apresentou o maior crescimento de empregos formais do país no mês de junho. Ao todo, foram 4.170 novos postos de trabalhos, contra 2.668 oportunidades no mês de maio.
A variação constatada no Piauí em relação ao mês anterior foi de 1,29%, o que é superior à média nacional, que foi de 0,36%, e a do Nordeste, que ficou em 0,48%. De acordo com o Caged, o Piauí possui o 5º maior saldo positivo de empregos do País.
O diretor de Estudos Econômicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (CEPRO), Diarlison Costa, comentou que esse crescimento deve acontecer durante todo o ano. “É uma tendência ao longo de 2023. O estado tem o 5º maior saldo positivo de empregos do país”.
Já o governador Rafael Fonteles (PT) avaliou que esse crescimento é um reflexo trabalho em conjunto do governo com a iniciativa privada. “É uma demonstração muito clara de que estamos fazendo a coisa certa. E podem ter certeza: com planejamento, trabalho e a nossa vontade de fazer o melhor para o Piauí, ainda vamos muito mais longe!”, disse o governador.
As atividades que ganharam destaque em junho foram a indústria de transformação, com evidência à fabricação de biocombustíveis. Em relação aos municípios, se sobressaíram União (1.475), Teresina (1.292), Piripiri (216), Ribeiro Gonçalves (184), Itaueira (128) e São Raimundo Nonato (109).