O Estado do Piauí descartou o primeiro caso de gripe aviária que estava sob investigação desde o último dia 04 de agosto. Os resultados dos exames foram divulgados pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) nessa sexta-feira (11).
LEIA MAIS: Gripe Aviária: Governo federal orienta Piauí a declarar emergência zoossanitária
O caso trata-se de uma ave passeriforme, da espécie Andorinha Doméstica Grande, que foi encontrada caída no quintal de uma residência, em Teresina. O animal foi recolhido por profissionais da Adapi, teve as amostras levadas para Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que posteriormente apontou resultado negativo para Influenza Aviária.
Mesmo com o resultado negativo, a Sada segue com ações de vigilância da Influenza Aviária, visando a manutenção da sanidade do plantel avícola do Estado.
“A população pode ficar ciente de que a ave encontrada não estava com Influenza Aviária, mas para evitar a disseminação do vírus, recomendamos que os produtores de aves reforcem as medidas de biossegurança nas criações e que a população não se aproxime ou toque em aves doentes ou mortas”, disse o secretário Fábio Abreu.
A recomendação do órgão estadual é de que caso a população em geral verifique qualquer ave com sintoma neurológico (com dificuldade de voo e falta de coordenação motora) ou respiratório (edema na cabeça, espirros e tosses), não se deve tocar ou fazer coleta de amostra. Além disso, as pessoas devem solicitar a presença de profissionais capacitados para manusear os animais.