De janeiro a outubro de 2023, o Piauí ganhou 7.270 novas empresas. O dado foi apontado em um levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). Por outro lado, foram encerradas 3.743 empresas no mesmo período do ano. O levantamento foi realizado com base em registros no portal Gov.pi Empresas. Somente no mês de outubro, foram abertas 689 empresas e o tempo médio total para registro foi de 9h34.
LEIA TAMBÉM
O tempo projeta o Piauí como o 2º estado mais rápido do Brasil para se abrir uma empresa. O índice foi positivo em relação ao Brasil. No país, a média de tempo de abertura de uma empresa é de um dia e cinco horas. No Brasil, foram solicitadas 66.576 aberturas de empresas.
As aberturas em outubro estão concentradas na capital. Teresina sedia quase metade das novas empresas (308), seguida por Parnaíba (41), Floriano (23), Piripiri (21) e Picos (20). 65,89% das empresas abertas são do tipo jurídico sociedade empresária limitada. Com relação ao porte das empresas, 77,35% são enquadradas como microempresas (ME); 14,36% empresas de pequeno porte e 8,29% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.
Atividades econômicas onde mais se abriram empresas
Segundo o levantamento, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram: comércio (270); saúde humana e serviços sociais (95); atividades profissionais, científicas e técnicas (51); atividades administrativas e serviços (43) e construção (34).
Sobre o Gov.PI Empresas
A abertura de empresa no Piauí foi aprimorada no estado com o lançamento da plataforma Gov.Pi Empresas, que reúne cerca de 250 serviços públicos de órgãos públicos estaduais e prefeituras municipais. Nela é realizar todos os procedimentos para a formalização de um negócio.
O Gov.Pi Empresas sucedeu ao Piauí Digital e reúne a jornada completa do empreendedor, desde o registro ao licenciamento, além de oferecer serviços de outros órgãos como Adapi e Piauí Fomento.