Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí está em alerta para chuva forte nas próximas horas

Confira a previsão do tempo para Teresina durante esta semana.

04/03/2024 às 09h50

O Estado do Piauí como um todo encontra-se na zona de dois alertas de chuva intensa previstas para esta segunda-feira (04) e a terça-feira (05). Trata-se de um alerta amarelo para perigo potencial de chuva forte e um alerta laranja para perigo de temporal que abrangem os 224 municípios piauienses.

O alerta laranja vale para as cidades localizadas no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense. Já o alerta amarelo vale para parte da região Centro-Norte e o Norte (litoral) do Estado. Os municípios em alerta laranja devem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. A velocidade do vento deve chegar a 100 Km/h.

Piauí está em alerta para chuva forte nas próximas horas - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Piauí está em alerta para chuva forte nas próximas horas

Já o alerta amarelo, que vale para o Norte e o litoral do Estado, aponta risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A velocidade dos ventos deve chegar a 60 Km/h.

Os dois alertas têm vigência até a manhã da terça-feira (05). O Inmet orienta a população das áreas afetadas que, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. É recomendado ainda evitar usar aparelhos elétricos ligados a tomadas, se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Piauí está em alerta para chuva forte nas próximas horas - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Piauí está em alerta para chuva forte nas próximas horas

Confira a previsão para a semana

Esta semana será de mais chuva em Teresina conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na manhã desta segunda-feira (04), há risco de pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital piauiense. A previsão se mantém durante a tarde e a noite. O céu permanece nublado durante a maior parte do dia e as temperaturas variam entre a mínima de 24°C e a máxima de 31°C.

Amanhã (05), a previsão é de céu encoberto com possibilidade de chuva pela manhã e à tarde. À noite, não há risco de chuva, mas o céu fica nublado. A temperatura varia entre a mínima de 25°C e a máxima de 33°C.

Na quarta-feira (06) e na quinta-feira (07), as temperaturas devem variar entre 25°C e 35°C com céu coberto com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia além da ocorrência de trovoadas. Na sexta-feira (08), a previsão de chuva se mantém com temperatura entre 27°C e 33°C.