Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí lidera variação relativa no acúmulo de empregos formais em 2023

Informes socioeconômicos de 2023 mostram Piauí crescendo em geração de emprego e desenvolvimento sustentável.

28/12/2023 às 13h00

28/12/2023 às 13h00

Em 2023, o Piauí cresceu na geração de empregos formais. No mês de agosto, o Relatório Mensal de Emprego Formal apresentado pela Cepro, com base nos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Novo Caged), apontou o estado como o primeiro do Brasil em crescimento de empregos formais, registrando a maior variação relativa (6,14%) no acumulado do ano e gerando saldo de 19.271 postos de trabalho.

Piauí cresceu na geração de empregos. - (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil
Piauí cresceu na geração de empregos.

Além de Teresina (1.338 novos empregos), os municípios de Ribeiro Gonçalves (241), Piripiri (179), Picos (169) e Uruçuí (103) se destacaram na criação de novos postos de trabalho. O destaque ficou ainda com as atividades em crescimento na geração de empregos: a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica (364), a construção de rodovias e ferrovias (176) e os serviços de restaurantes e alimentação (162).

"Os setores de serviço e construção se destacaram, com ênfase notável na construção de estação de redes de energia elétrica", comentou Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos da Cepro. "O Piauí tem se consolidado como um importante produtor de energia elétrica de matriz renovável e os investimentos tanto nessa área, como em diversas outras, mostram o potencial do estado em continuar a gerar cada vez mais empregos", completou o gestor.

Piauí registrou aumento de empregos com carteira assinada. - (Agência Brasil) Agência Brasil
Piauí registrou aumento de empregos com carteira assinada.

De acordo com os dados do Novo Caged, no mês de outubro por exemplo, o estoque de emprego formal estadual registrou uma adição de 2.187 novos vínculos formais de trabalho. Foram 12.400 contratações e 10.213 desligamentos. A variação positiva de contratações alcançou 0,65%, índice 0,15% acima da taxa mensal da região Nordeste (0,50%).

Setores que mais geraram empregos

Quanto às atividades de maior aumento na geração de empregos no Piauí, se destacaram:

  • Obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações (301);
  • Construção de rodovias e ferrovias (211);
  • Atividades de teleatendimento (193);
  • Atividades de prestação de serviços de informação (162).