Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Prorrogado prazo para cadastro de entidades e envio de propostas no Programa de Orçamento Participativo

O OPA é um programa do Governo do Estado, onde populares podem participar da tomada de decisões sobre investimentos públicos.

09/06/2023 às 11h38

25/09/2023 às 16h49

Com o objetivo de ampliar a participação popular nas discussões sobre o Programa de Orçamento Participativo (OPA), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Planejamento e das Relações Sociais, prorrogou o prazo para cadastro e envio de propostas. Dessa forma, o prazo anterior que se encerrava no dia 12 de junho foi estendido até o dia 16.

Conforme as informações, os interessados deverão se cadastrar no aplicativo Colab e encaminhar suas propostas. Para a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, a reivindicação de um novo prazo foi para solucionar um gargalo relatado por populares e líderes comunitários.

Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí

“Durante alguns encontros que realizamos nos bairros, as lideranças comunitárias já haviam solicitado essa prorrogação e atendendo ao pedido da população, vamos estender o prazo de cadastro e envio de propostas. A partir de segunda-feira (12), as lideranças terão mais quatro dias para que possam se dialogar e organizar a documentação das suas entidades e participar do programa”, disse.

O assunto também foi avaliado pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim. O gestor pontuou que, dessa forma, mais entidades poderão somar na construção do Orçamento Participativo.

O período de cadastro está aberto até o dia 16 de junho - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
O período de cadastro está aberto até o dia 16 de junho

“Dialogando com as lideranças e atendendo a esse pedido popular, vamos estender o prazo para o envio de propostas e assim garantir que mais entidades participem”, informou o secretário.

OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos. Ele foi lançado em maio e começa pelas cidades de Teresina e Parnaíba, para onde serão destinados R$ 40 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente. A previsão é expandi-lo para mais municípios, tornando eficaz a aplicação dos recursos públicos com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Locais de atendimento presencial

Além disso, o Governo do Piauí disponibilizou dois locais para atendimento presencial da população. Em Teresina, os interessados podem se direcionar para a própria Secretaria de Planejamento, localizada na Av. Miguel Rosa, 3190, Centro (Sul) de Teresina. O outro local fica na Rua da Graça, 320, Centro de Parnaíba (ao lado do Banco do Brasil).

Mais sobre: