Em mais uma ação de restituição de celulares roubados, a Polícia Civil devolveu 80 celulares que haviam sido roubados ou furtados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Barras, Altos Longá, Caxias (MA) e Timon (MA). A devolução dos aparelhos foi realizada na sede do NARRF, localizada no Complexo das Delegacias Especializadas “Carlos Lôbo”, na zona norte de Teresina.
Uma das pessoas que recuperou seu aparelho foi a professora Luciara Cunha, que teve o celular furtado durante um show em abril. Ela contou que ficou surpresa ao receber a mensagem para a recuperação do aparelho. "Eu não estava confiante que iria achar novamente, mas quando recebi a intimação fiquei muito feliz", contou.
O empresário Franky Elson Pereira Silva foi vítima de assalto à mão armada no dia 10 de outubro deste ano. O roubo aconteceu no depósito de mercadorias e teve vários aparelhos levados pelos criminosos. "Hoje graças ao trabalho da polícia recuperaram parte dos aparelhos roubados. Fiquei feliz, alegre ao receber a intimação para a recuperação dos aparelhos", declarou.
Desde o início do ano, a polícia tem realizado uma série de ações que visam coibir a compra e venda de celulares roubados. Essas ações incluem a interdição de lojas que vendem esse tipo de aparelho, além da devolução de aparelhos recuperados. De acordo com Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí, é importante que aqueles que estão em posse de celulares que foram roubados ou furtados, devolvam os aparelhos à justiça.
"Vamos pedir a busca e apreensão de quem não veio [realizar a devolução] espontaneamente, vamos na casa dessas pessoas. Até o final do ano os 20 mil vão ser chamados”, disse o Secretário.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a outubro de 2023,Teresina apresentou uma redução de 50% no número de roubos de aparelhos celulares desde janeiro deste ano. O estudo é baseado na quantidade de registros de roubo feitos pelas delegacias.
Saiba como recuperar seu celular roubado
-Tenha em mãos os dados do seu celular: a marca, o modelo e número IMEI;
- Proteja seus dados por meio de um limpeza remota do aparelho;
- Registre o boletim de ocorrência na delegacia da cidade ou online;
- Forneça um número para que a polícia consiga entrar em contato.
Como consultar o número de IMEI?
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro.