Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende líderes de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no Piauí

Operação Rota Caipira: estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão em cinco municípios piauienses e também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

27/02/2024 às 07h33

27/02/2024 às 07h33

A Polícia Civil amanheceu esta terça-feira (27) cumprindo uma série de mandados de prisão e de busca e apreensão para desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Piauí e também nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Trata-se da Operação Rota Caipira, que aqui no Piauí é vinculada à Operação DRACO 96, coordenada pelo Departamento de Repressões às Ações Criminosas Organizadas.

Ao todo estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar. Durante a ação, a polícia prendeu líderes e operadores financeiros do esquema criminoso, além de ter apreendido valores e bens obtidos a partir do crime. Foram recolhidos documentos relacionados ao esquema de lavagem de dinheiro que comprovam a prática.

Polícia prende líderes de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no Piauí - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Polícia prende líderes de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no Piauí

Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram cumpridos nos seguintes municípios piauienses: seis em Campo Maior, dois em Teresina, um em Altos e um em Coivaras, um em Piripiri. No Mato Grosso do Sul foram cumpridos três mandados no município de Corumbá; e em São Paulo, foram dois mandados executados em Carapicuíba, um em Osasco e um no sistema prisional do Estado.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, as investigações que culminaram na Operação Rota Caipira começaram a partir da prisão de um dos líderes do núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no Brasil. Trata-se de Laércio Batista, piauiense que foi localizado em outubro do ano passado no interior do Estado de São Paulo.

Polícia prende líderes de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no Piauí - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Polícia prende líderes de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no Piauí

“Ele responde a vários processos por crimes violentos e, no sistema prisional, passou a integrar uma facção criminosa com origem em São Paulo. Após conseguirmos localizar e prendê-lo, obtivemos informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa”, explica o delegado Charles Pessoa.

O coordenador do DRACO deu detalhes do esquema. Segundo ele, a engenharia executada pelo grupo permitia o pagamento de drogas que entravam no Brasil pela fronteira com a Bolívia, bem como a logística necessária para transportar essa droga para a região Sudeste do país e estados nordestinos de destino final.

A Operação Rota Caipira é conduzida no Piauí pelo DRACO com assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC).