Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais piauienses vão a Mossoró ajudar nas buscas por fugitivos de presídio federal

Agentes do DRACO e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior possuem treinamento para atuar em área de mata.

17/02/2024 às 12h02

O Estado do Piauí enviou ajuda para reforçar as buscas pelos presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O envio dos policiais atende a uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foram enviados agentes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil, e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior ((BEPI), da Polícia Militar. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí não informou, no entanto, quanto policiais embarcaram para Mossoró.

Em nota, a SSP explicou que os agentes piauienses enviados para dar apoio às buscas possuem expertise e treinamento especializado para atuar na área de mato e recaptura de criminosos e presos. “Esse trabalho conjunto com a Senappen acontece desde o ano passado, quando a Secretaria Nacional encaminhou policiais penais para atuarem em conjunto com o Draco-PI no combate às organizações criminosas”, diz a nota.

Piauí envia policiais para ajudar nas buscas por fugitivos de presídio federal em Mossoró - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Piauí envia policiais para ajudar nas buscas por fugitivos de presídio federal em Mossoró

O que se sabe até o momento sobre a fuga de presos em Mossoró

Dois presos conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no último dia 14. Trata-se de um presídio de segurança máxima e esta foi a primeira fuga de internos registrada em uma unidade deste tipo no país. O Brasil conta com cinco penitenciárias de segurança máxima. Os detentos fugiram após pularem o alambrado na unidade principal. Eles foram identificados como sendo Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça.

Rogério da Silva Mendonça (à esquerda) e Deibson Cabral Nascimento (à direita) - (Divulgação/Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte) Divulgação/Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte
Rogério da Silva Mendonça (à esquerda) e Deibson Cabral Nascimento (à direita)

Policiais federais foram mobilizados e deram início à operação para localizar o paradeiro dos fugitivos. O efetivo conta com barreiras nas estradas nas divisas do Rio Grande do Norte com outros estados e também faz voos para auxiliar nas buscas.

Na fuga, os detentos invadiram a casa de uma família e fez reféns por cerca de quatro horas. O imóvel fica dentro dos 15 Km do perímetro de buscas. Ontem (16), uma camiseta de uniforme de presídio foi encontrada em região de mata. A suspeita é de que ela tenha sido usada por um dos detentos foragidos.

A equipe de buscas conta com cerca de 300 agentes entre policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais civis e militares.