Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente do TJ diz que varas de combate a roubo e organizações criminosas darão mais agilidade ao judiciário

A proposta emergencial de reestruturação da Justiça Criminal no Piauí propõe a criação de seis novas unidades judiciárias de competência criminal na Capital e no interior

13/07/2023 às 09h01

21/09/2023 às 04h41

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, avaliou positivamente a aprovação da criação de seis novas unidades judiciárias de competência criminal na Capital e no interior. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa Piauí na última quarta (12). A proposta emergencial de reestruturação da Justiça Criminal no Piauí foi enviada pelo TJ-PI ao legislativo e após aprovação segue para sanção do governador Rafael Fonteles.

A Lei aprovada altera a Lei de Organização, Divisão e Administração do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Lojepi) e prevê a criação das seguintes unidades criminais: 3ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina; uma Vara especializada em Delitos de Roubo da comarca de Teresina; uma Vara especializada em Delitos praticados por Organizações Criminosas na comarca de Teresina, com competência estadual; três novas Centrais Regionais de Inquérito, sendo uma em Teresina; uma em Picos e outra em Parnaíba, além da criação de nove cargos de Juiz Auxiliar Criminal que atuarão nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina.

“O Brasil vive o recrudescimento na violência e a estrutura do Judiciário não acompanhou esse crescimento. Uma das metas previstas no nosso Plano de Gestão é dar agilidade à Justiça e, assim, entregar à sociedade a resposta que ela precisa. Conseguimos apresentar uma proposta de uma situação emergencial — evidentemente não é o que gostaríamos de fazer, mas já poderemos avançar. Futuramente poderemos apresentar uma nova proposta”, ressaltou o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI.

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida

Ainda segundo o desembargador-presidente, a proposta tem como objetivo assegurar maior especialização das competências judiciais durante as diversas etapas da persecução penal, em especial pelo elevado número de inquéritos policiais existentes nas unidades judiciárias do TJ-PI.

O relator da matéria na Alepi, deputado estadual Henrique Pires, elogiou a iniciativa do Tribunal de, após mais de 30 anos, propor alterações à Lojepi que a tornem mais próxima da realidade atual e das demandas por mais celeridade na Justiça criminal do Piauí.

Com informações TJ-PI
Mais sobre: