Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto quer proibir derrubada de pequizeiros no Piauí

O PL está em tramitação na Câmara Federal e deverá ser levado para votação no plenário da Casa

15/04/2024 às 14h05

A derrubada de pequizeiros, que afeta a produção do fruto, poderá ser proibida no Piauí caso um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Federal seja aprovado no plenário da Casa. A proposta apresentada pelo deputado Rogério Correia (PT/MG) cria política nacional para o manejo sustentável, plantio, extração, consumo, comercialização e transformação do pequi e demais frutos nativos do Cerrado já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

O projeto proíbe a derrubada e o uso predatório de pequizeiros, exceto quando autorizada pelo órgão competente, nos casos em que a árvore estiver morta ou seca, quando estiver dificultando a implantação de projeto agrossilvipastoril ou quando estiver em área destinada a serviço de utilidade pública.

Venda de pequi  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Venda de pequi

O autor do projeto defende que o objetivo da medida é incentivar a preservação de áreas de ocorrência do pequizeiro e de outros produtos nativos do Cerrado; identificar as comunidades tradicionais que vivam da coleta desses frutos; pesquisar o folclore relacionado ao tema e promover eventos culturais a fim de estimular o turismo; incentivar o comércio desses produtos e desenvolver selos de qualidade e de procedência.

“O pequi é um símbolo da Região Centro-Oeste, mas são muitas as espécies vegetais que têm importância cultural, socioeconômica e ambiental. Dentre os citados pela UFMS, estão vários frutos popularmente conhecidos, como araticum, buriti, butiá, cagaita, cajá, jabuticaba, jenipapo, mangaba, marmelo, pitanga e pitomba”, diz a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da comissão que apresentou parecer favorável.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a extração nacional do pequi foi de mais de 74 mil toneladas em 2021, sendo Minas Gerais o estado responsável por mais da metade da produção. Baseada em publicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Em Palmeirais, pequi se transforma em renda para agricultores rurais

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.