Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles viaja para a Itália onde cumprirá agenda administrativa e religiosa

Dentre um dos compromissos, está uma reunião com o líder da igreja católica, o Papa Francisco, bem como encontros administrativos.

27/06/2023 às 08h50

28/09/2023 às 17h19

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), transferiu, na tarde dessa segunda-feira (26), a missão do cargo ao vice-governador, Themístocles Filho (MDB), para que possa cumprir agenda administrativa na Itália. Na oportunidade, o gestor Executivo terá alguns encontros, onde participará de reuniões com empresários e também acompanhará o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez, em um evento católico.

Em entrevista ao PortalODia.com, nessa segunda (26), Fonteles informou que a agenda católica com o líder católico teresinense será com o Papa Francisco, para entrega de um símbolo da religião.

Rafael Fonteles e Themístocles Filho durante ato administrativo nessa segunda-feira (26) - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Rafael Fonteles e Themístocles Filho durante ato administrativo nessa segunda-feira (26)

“O motivo da viagem foi o convite de Dom Juarez, que vai receber a pálio do Santo Padre, o Papa. Ele me convidou para estar presente, e vou prestigiar este momento tão importante para a fé católica dos piauienses. Terei também agendas com empresas da área de energia limpa”, disse.

Sobre a agenda administrativa, um dos pontos em destaque está uma reunião com representantes da ENEA e da Confederação Nacional da Indústria (Confindustria), além de agenda com Carlo Zorzoli, diretor Global de Desenvolvimento de Negócios da ENEL.

Além disso, o governador terá reuniões para tratar sobre selamentos de parcerias acerca do Porto de Luís Correia, bem como agenda para discutir sobre segurança alimentar na FAO, instituição que auxiliar a Organização das Nações Unidas.

Eleições 2024

Em evento nessa segunda-feira no Palácio de Karnak, Rafael Fonteles, contou que atualmente sua preocupação está voltada para outros assuntos, e que a política partidária de 2024 deverá ser deixara para um momento mais oportuno.

“Eu estou focado na administração, é claro que os partidos estão nessa discussão muito antecipada de pré-campanha, é natural. A política partidária é o oxigênio da democracia, mas eu como governador não posso me dedicar a isso”, frisou.

Questionado sobre andar com mais frequência com o deputado estadual Fábio Novo, Fonteles apenas destacou que a proximidade é por ele ser um líder do governo. Fábio Novo está no páreo para ser um representando do PT ao Palácio da Cidade. Entretanto, há outros candidatos tentando viabilizar seus nomes, como o do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, e do deputado federal, Merlong Solano.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: