Com grandes nomes confirmados, o 21º Salão do Livro do Piauí segue como um dos maiores eventos literários do país, e mais uma vez ocupará o Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, com atividades durante todo o dia. Esse ano o evento acontece de 11 a 20 de agosto, como forma de celebrar Teresina, que aniversaria nesse mês.
Entre os nomes confirmados destacam-se a atriz e cantora Zezé Motta (RJ), a filósofa e ativista Djamila Ribeiro (SP), o cineasta e documentarista João Moreira Salles (RJ) e a escritora Micheliny Verunschk (PE).
Também já integram a lista de confirmados o premiado escritor baiano Itamar Vieira Jr (BA), a autora Ana Maria Gonçalves (RJ), o escritor e crítico literário Antonio Xerxenesky (SP) e a escritora Marilene Felinto (SP). Em breve a Fundação Quixote, responsável pelo evento, afirmou que divulgará a atração musical que encerrará a programação.
Além das palestras o Salão contará ainda com mesas-redondas, lançamentos de livros, feira literária, atividades interativas, exposições e até mesmo um espaço voltado para o público infantil. Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, desde o início um dos grandes objetivos do Salipi é atingir jovens e crianças.
“A literatura, a cultura e o conhecimento são a chave para uma sociedade melhor, e sempre acreditamos que o foco precisa ser o público infantil, e por isso nossa programação tem espaços especiais para ele, momentos que incentivam a leitura e buscam fazer com que os alunos de escolas públicas e privadas tomem para si esse espaço”, afirmou o presidente.
Em sua 24ª edição, o Seminário Língua Viva acontece paralelo ao Salão do Livro do Piauí, no Cine Teatro da UFPI. Ao todo são 70 horas/aulas voltadas para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos. As inscrições para as palestras tem início no dia 28 de julho, através do site: www.salipi.com.br.
“Esse grande evento tem impulsionado não somente a literatura, mas outras artes, sendo um evento multicultural”, finalizou Kássio Gomes.
O Salipi é uma realização da Fundação Quixote com a UFPI e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da SECULT e SEDUC e da Prefeitura de Teresina, através da SEMCOM, SEMDUH e FMC (Fundação Monsenhor Chaves) e apoio do SEBRAE/PI e TRT/PI - 22ª Região.