Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Santa: cerca de 2 mil policiais farão segurança do Piauí no feriado

A ação deve durar até a próxima segunda-feira (1º) e visa reforçar o policiamento nos 224 municípios do estado durante o feriadão

27/03/2024 às 17h00

27/03/2024 às 17h00

A Polícia Militar do Piauí lançou, nesta quarta-feira (27), a Operação Semana Santa Segura, que visa reforçar o policiamento nos 224 municípios do estado durante o feriadão. A ação se estenderá até a próxima segunda-feira (01) e contará com cerca de 2 mil policiais para garantir a segurança da população.

O coronel Jacks Galvão, comandante da operação, explica que a distribuição dos policiais levará em consideração as cidades que tradicionalmente recebem um maior fluxo de pessoas durante a Semana Santa, como Teresina e os destinos turísticos religiosos. No entanto, todos os municípios do estado serão contemplados com o reforço policial.

“A partir de quinta-feira, nós estaremos com a operação Semana Santa Segura que visa fazer um policiamento mais ostensivo nas principais vias de entrada e saída das cidades, nas estradas vicinais e nas principais avenidas dos municípios, tanto da capital como nos 223 municípios do interior. Nós também reforçaremos o policiamento ostensivo nas áreas onde há maior fluxo de pessoas em locais religiosos, por exemplo, igrejas, templos, dentre outros espaços”, explica Galvão

Cerca de 2 mil policias farão segurança do Piauí no feriado - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Cerca de 2 mil policias farão segurança do Piauí no feriado

Com o aumento do número de pessoas viajando durante o feriadão, a Polícia Militar também está atenta à prevenção de crimes contra o patrimônio, como arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais. O coronel Galvão orienta a população a interagir com os vizinhos e pedir ajuda para manter as casas vigiadas.

O coronel também destaca que a presença ostensiva da Polícia Militar tem contribuído para a redução dos crimes violentos contra o patrimônio no Piauí. Nos últimos anos, houve uma queda de cerca de 30% a 40% nesses tipos de crimes.

O chefe do DGO explica ainda que bairros de todo o Piauí e as áreas comerciais receberão estrategicamente um policiamento mais acentuado, devido a arrombamentos de casas e comércios que costumam ocorrer com mais frequência em feriados.

“Sabemos que a Semana Santa é um feriado diferente, onde a população se desloca em maior número para as cidades do interior. Sabendo disso, nós reforçaremos também essas áreas, principalmente naqueles horários para evitar arrombamentos, que é um dos crimes que normalmente ocorrem por conta dessa diminuição de comércios abertos e o aumento nas residências que ficam desabitadas neste momento. Então, vamos ocupar o máximo de pontos estratégicos possíveis, garantindo assim para a população, uma polícia mais presente em todas as regiões”, completa.

A população também pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190 ou do aplicativo GovP Cidadão, que disponibiliza botões de alerta para diferentes tipos de ocorrências.

Com o reforço policial e a colaboração da população, a PM do Piauí espera garantir um feriadão de Semana Santa seguro para todos os piauienses.

______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Jessica Ribeiro com edição Ithyara Borges