Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Santa: comércio de Teresina registra crescimento de 30% nas vendas

Teresina se prepara para a Semana Santa com aumento nas vendas de artigos de viagem

19/03/2024 às 17h10

A Semana Santa, período religioso que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, se aproxima e com ela a oportunidade de viagens e descanso. Em Teresina, a movimentação no comércio já indica a expectativa para o feriado. A busca por artigos de viagem, como malas, acessórios e roupas leves, intensificou-se nos últimos dias, aquecendo o setor.

“Muitas pessoas aproveitam o feriado para se deslocarem a locais religiosos, centros de romaria, ou mesmo cidades no interior para reunirem a família. Por isso, itens como malas, mochilas, calçados e outros materiais de lazer em família são tão procurados neste período”, aponta o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Leonardo Viana.

Centro, comércio, vendas, Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Centro, comércio, vendas, Teresina

Segundo lojistas, o aumento nas vendas é perceptível, com um crescimento de até 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. As malas, em especial, são os itens mais procurados, com destaque para os modelos de rodinhas e tamanhos médios e grandes, ideais para viagens mais longas.

Além das malas, outros artigos também estão em alta, como mochilas, nécessaires, roupas leves e frescas, chapéus e protetor solar. Os destinos mais procurados pelos teresinenses para a Semana Santa são as cidades do litoral piauiense, como Luís Correia, Parnaíba e Barra Grande, além de destinos no Ceará e Pernambuco.

Para atender à demanda, as lojas estão oferecendo promoções e descontos em diversos produtos. Algumas também estão realizando ações especiais, como sorteios e brindes, para atrair os consumidores.

A expectativa é que a movimentação no comércio continue crescendo até o fim da semana, com o feriado da Semana Santa impulsionando as vendas de artigos de viagem e aquecendo a economia local.

O lojista também aponta que outros itens também são muito procurados no período como forma de presentear parentes e amigos “Itens de moda, vestuário e calçados também são muitos procurados, já que, essa época, com uma celebração tão tradicional, é propícia para troca de presentes entre parentes”, destaca.

Durante a Semana Santa, o comércio em Teresina terá alterações no seu funcionamento, com as lojas do Centro Comercial abertas somente até as 14h de quinta-feira (28), respeitando um turno de 04h. Nos bairros, as lojas podem permanecer abertas até as 21h.

De sexta (29) até domingo (31), o comércio fica fechado, retornando às atividades normais apenas na segunda-feira (01/04). Para mais informações, basta acessar a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/24 do Sindilojas-PI, disponível em: https://www.sindilojaspiaui.com.br/convencoes-coletivas.

 

 

Jessica Ribeiro com edição Ithyara Borges