Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sesapi reforça ações e alerta para prevenção de acidentes no Carnaval

Em ações integradas com a área da segurança, as equipes do Programa Vida no Trânsito estão levando informações sobre a prevenção de acidentes e suas sequelas

12/02/2024 às 11h04

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue com às ações de prevenção às ISTs e acidentes no trânsito, durante o período de Carnaval nas diversas regiões do Piauí.

Em ações integradas com a área da segurança, as equipes do Programa Vida no Trânsito estão levando informações sobre a prevenção de acidentes e suas sequelas, como explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

“Estamos com nossas equipes espalhadas pelas festas carnavalescas do estado, orientando os condutores sobre a necessidade de reforçar os cuidados no trânsito, para evitar acidentes e suas sequelas, que acabam sobrecarregando o sistema de Saúde e trazendo prejuízos para suas vidas”, lembra a superintendente.

Leila SantosSuperintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi
Ações estão sendo desenvolvidas em todo o estado - (Ascom Sesapi) Ascom Sesapi
Ações estão sendo desenvolvidas em todo o estado

A Sesapi também está com as equipes da Coordenação de Doenças Transmissíveis realizando testagem para HIV, Sífilis e Hepatites, além da disponibilização gratuita de preservativos internos, externos e gel lubrificante.

“O uso de preservativos é a principal ferramenta para proteção de IST’s, mas estamos trabalhando neste período também com serviços de testagem e aconselhamento sobre diversas doenças sexualmente transmissíveis e os meios de prevenção pré e pós exposição”, destaca a coordenadora de IST’s da Sesapi, Karina Amorim.

As equipes da Sesapi estão atuando nas cidades de Barras, Água Branca, Valença,Bocaina e nas cidades do litoral do Piauí.

O que são as IST’s

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.

Com informações Ascom SESAPI