Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

‘Surto de dengue em Bom Jesus é pela proximidade com a Bahia’, diz secretário

O gestor defende que os números de casos de dengue começaram a cair no estado, o que leva a crer que o estado não enfrentará uma epidemia da doença

28/03/2024 às 17h30

28/03/2024 às 17h30

O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, defendeu que o surto de dengue enfrentado no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí, é justificado pela proximidade da região com a Bahia, estado que apresentou evolução dos casos nos primeiros meses do ano. Ao todo, duas mortes por dengue já foram confirmadas em Bom Jesus.

Em entrevista ao Portal O Dia, o gestor explicou que já foram realizadas na região três aplicações com o carro fumacê e que a Sesapi tem concentrado esforços nas unidades hospitalares da região. “Houve um grande aumento em relação ao passado. É uma região perto da Bahia, que teve uma crise agora de dengue, talvez seja essa a relação”, disse.

Apesar da utilização do carro fumacê, que segundo Antônio Luiz só é eficaz em situações graves para evitar a proliferação da doença de pessoa para pessoa através do mosquito, o mais importante nesse momento são os cuidados caseiros que a população deve ter com a eliminação dos focos do mosquito.

Antônio Luiz, secretário de Saúde  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Antônio Luiz, secretário de Saúde

“Quanto a cidade não está com alto risco, tem que ser controlada e depende da população. Não há outra forma de evitar o surto de não for com a população cuidando da higienização e não deixar água parada. Agora, quando se tem um surto, como está em Bom Jesus, é preciso uso do carro fumacê e melhoria da assistência hospitalar”, disse.