Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE-PI realiza teste de integridade em urnas com biometria durante as Eleições 2024

Os testes servem para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, contando com o apoio do próprio eleitor para corroborar com isso

06/10/2024 às 13h14

Durante o pleito municipal de 2024, neste domingo (06), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realiza o primeiro teste de integridade com biometria nas urnas eletrônicas. No teste, são avaliados a segurança e o perfeito funcionamento do aparelho.

Utilizando eleitores voluntários, o teste de integridade é realizado em dois locais distintos de Teresina. No primeiro, que acontece em um dos colégios utilizados para a votação, o eleitor é convidado a votar em uma urna que simula o processo eleitoral. No segundo, 20 urnas serão sorteadas para serem conferidas no Iate Clube.

Teste de integridade em urnas eletrônicas realizado pelo TRE-PI - (Victor Costa / O DIA) Victor Costa / O DIA
Teste de integridade em urnas eletrônicas realizado pelo TRE-PI

Segundo a juíza Elvira Pitombeira, Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, os testes servem para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, contando com o apoio do próprio eleitor para corroborar com isso.

"Nesse processo, o eleitor vota normalmente na sua seção eleitoral e, depois que ele vota, de posse do seu comprovante, ele é convidado a participar desse teste de integridade. Depois disso, ele pode observar o procedimento que é auditado para que eles possam confiar no trabalho que é desenvolvido pelas urnas eletrônicas.

É importante salientar que o teste de integridade não tem ligação direta com a votação do pleito municipal. Os votos não são computados para nenhum candidato que concorre aos cargos públicos nesta eleição.

"São duas seções de biometrias que foram escolhidas para a realização desse teste de integridade. Não tem nada a ver com a outra votação, que funciona normalmente. A gente convida os eleitores e eles comparassem dependendo da própria vontade", disse a magistrada.

As urnas eletrônicas são seguras, confiáveis, e a cada eleição que passa a gente vai confirmando mais. Nós do Brasil somos felizardos por termos a votação mais segura que existe.

Elvira Pitombeira Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica

TRE faz auditoria em 18 urnas sem biometria para atestar autenticidade dos votos

A fim de continuar comprovando a autenticidade e confiabilidade das urnas eletrônicas, o TRE-PI também realizou auditorias sem o uso de biometria. Ao todo, 18 urnas passaram pelo teste no sábado (5).

“Estamos trabalhando com 80 colaboradores externos, todos servidores do Ministério Público ou do Judiciário. Além disso, temos treze membros em nossa comissão, e os auditores que estão cumprindo seu papel, totalizando cerca de 115 pessoas envolvidas nessa auditoria", explica o analista judiciário do TRE, Luiz Fortes.

A promotora Cleia Pitombeira, titular da 1ª Zona Eleitoral e representante do Ministério Público, comentou sobre a abrangência do projeto. “Esse é um projeto do TSE, em que todos os estados da Federação estão realizando auditorias simultaneamente no mesmo horário da votação. Aqui, a urna já estava pronta para ser utilizada, e os mesários estão participando da simulação de votação. Utilizamos os mesmos dados que estão no caderno de votação para abrir a urna e, ao final dos trabalhos, todos os resultados serão conferidos.” A promotora reforçou que o objetivo é garantir a confiabilidade do sistema eleitoral.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.