Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI oferta mais de 700 vagas remanescentes para período letivo 2024.1

As vagas estão distribuídas em 60 cursos de graduação nos campus da UFPI.

22/12/2023 às 15h42

22/12/2023 às 15h42

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ofertando 722 vagas remanescentes nos cursos de graduação para ingresso no período letivo de 2024.1. As vagas estão distribuídas em 60 cursos de graduação nos diversos campus da UFPI. 

Os editais são válidos para Transferência Voluntária (TRV), Portador de Curso Superior (PCS) e Reintegração (R), com 234, 274 e 214 vagas, respectivamente. O período de inscrição é de 2 a 18 de janeiro de 2024. (Acesse os editais aqui). 

É necessário que todos os candidatos leiam atentamente os editais e seus aditivos publicados para conhecer as regras e os procedimentos acerca de cada certame.

UFPI oferta mais de 700 vagas remanescentes para período letivo 2024.1 - (Foto: Arquivo / O DIA) Foto: Arquivo / O DIA
UFPI oferta mais de 700 vagas remanescentes para período letivo 2024.1

Entenda cada tipo de processo seletivo

O edital de Transferência Voluntária (TRV) objetiva possibilitar a transferência de alunos matriculados em cursos de graduação em outras instituições de ensino superior (públicas e privadas nacionais) para o mesmo curso de graduação na UFPI, bem como, também possibilitar que alunos da UFPI de determinado campus, possam transferir seu curso para outra sede.

O processo seletivo é realizado em duas etapas, sendo a primeira, a análise da documentação apresentada na inscrição (fase eliminatória) e a segunda, a análise da nota do ENEM realizado nos últimos cinco anos, a escolha do candidato (fase classificatória).

Já o edital de Portador de Curso Superior (PCS) objetiva oportunizar uma segunda graduação para aqueles que já possuem um diploma de ensino superior. O processo seletivo é realizado em duas etapas, sendo a primeira, a análise da documentação apresentada na inscrição (fase eliminatória) e a segunda, a análise do currículo pelos Colegiados de Curso (fase classificatória).

O edital de Reintegração (R) objetiva oportunizar o retorno dos discentes que tiveram a matrícula cancelada por abandono de curso, decurso de prazo máximo para conclusão, três reprovações em um mesmo componente curricular em períodos consecutivos ou não; ou por solicitação espontânea mediante o Termo de desistência. O processo ocorre em duas etapas, sendo a primeira, a análise dos documentos apresentados na inscrição e a segunda etapa, a assinatura do Termo de Compromisso junto à Coordenação do curso.