Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vestibular do IFPI cobrará obras de Torquato Neto e Esperança Garcia

Ifpi deixou de usar Enem como método de seleção e busca regionalização do conteúdo com disciplinas de História, Geografia, Literatura Piauiense e Cultura Regional

30/05/2023 às 09h41

28/09/2023 às 16h15

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) voltará a cobrar conteúdos de Literatura e História piauienses a partir da edição de 2024 de seu vestibular. Desde o ano passado o Instituto deixou de usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de seleção e retomou com o vestibular próprio e, com isso, valorizando os conteúdos regionais. Na edição de 2024 do vestibular do IFPI serão cobrados conteúdos de História, Geografia e Literatura do Piauí.

Além das provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, o Ifpi fará também uma prova de Cultura Regional, além da Redação. Serão 15 questões de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Humanidades, e 10 questões de Cultura Regional. Esta envolverá temas como fundação do Piauí, geografia e dinâmica econômica do Estado, além de obras literárias piauienses. As obras cobradas serão: Melhores Poemas, de Torquato Neto; e Carta, de Esperança Garcia.

 - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia

O reitor do Ifpi, Paulo Borges da Cunha, destacou que o Instituto tinha dois propósitos: o primeiro era resgatar o vestibular próprio e o segundo era contemplar as disciplinas que enaltecessem as características regionais do Piauí.

“O Enem não estava sendo satisfatório naquilo que era mais importante da expansão do Instituto: o acesso. O grande propósito é desenvolver a regionalização, os territórios e fixar cada vez mais o jovem em sua terra, para poder desenvolvê-la. E o segundo passo é colocar dentro do vestibular aquilo que é mais importante, sua própria história e cultura do Piauí”, explicou.

Paulo Borges, reitor do IFPI - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Paulo Borges, reitor do IFPI

O pró-reitor de Ensino e Graduação do Ifpi, Odimógenes Soares, pontua que desde 2009 os temas regionais não são cobrados em provas e, como este novo modelo, será uma forma de valorizar a cultura do Piauí, além de proporcionar aos estudantes mais jovens o conhecimento sobre a cultura do Estado, uma vez que esses temas não são abordados nas provas do Enem.

“[Com as provas do Enem] isso acabou deixando esses conteúdos à margem do processo seletivo e toda uma geração que não conhece a sua cultura. Com isso, esperamos incentivar a retomada desses temas, para que os estudantes voltem a valorizar, estudar e conhecer suas culturas. Esse momento é importante para que os estudantes e as escolas já possam se organizar, vislumbrando a prova que será em dezembro deste ano”, pontua.

Odimógenes Soares, pró-reitor  de Ensino e Graduação do IFPI - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Odimógenes Soares, pró-reitor de Ensino e Graduação do IFPI

Inscrições

As inscrições para o vestibular do Ifpi 2024 serão feitas pelo sistema gov.br. Vale lembrar que o edital será lançado em setembro, as inscrições serão entre os meses de outubro e novembro e as provas acontecem em dezembro. 

O vestibular 2024 do Ifpi ofertará 2.265 vagas em 17 campi com Ensino Superior distribuídas da seguinte forma: 1.115 vagas de Licenciatura; 720 vagas de Tecnologias e 430 vagas de Bacharelado em 58 cursos.

Mais sobre: