Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington lembra Guaribas em 2003 e diz que Lula vai tirar Brasil do mapa da fome

O piauiense foi o primeiro a falar na solenidade e agradeceu a presença de milhares de militantes que participam do ato.

31/08/2023 às 17h38

28/09/2023 às 06h02

Durante pronunciamento na abertura da solenidade de lançamento do Programa "Brasil Sem Fome" o ministro Wellington Dias afirmou que espera, juntamente com Lula, "tirar o Brasil do mapa da fome". O piauiense foi o primeiro a falar na solenidade e agradeceu a presença de milhares de militantes que participam do ato.

Solenidade de lançamento do Brasil sem Fome - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Solenidade de lançamento do Brasil sem Fome

No discurso, Wellington Dias lembrou o ano de 2003 quando na cidade de Guaribas, sul do Piauí, Lula lançou o programa "Fome Zero" para tentar reduzir a vulnerabilidade nutricional no município que era considerado o mais pobre do Brasil.

"Em fevereiro de 2003 era o Piauí que tinha a cidade mais pobre do Brasil, o Piauí era o estado mais pobre do Brasil. Eu volto no tempo e vi o senhor entregando um cartão do bolsa família em Guaribas. Com muita alegria o senhor novamente presidente do Brasil pode vir a Teresina para esse momento. Aqu temosi outra geração no governo do estado. Guaribas não está nem entre os 100 mais pobres do Brasil, hoje o Piauí não tem nenhum município do Brasil", disse o ministro

Wellington DiasMinistro MDS

O ex-governador traçou um paralelo dos seus 20 anos administrando o Piauí e se emocionou ao falar da fome.

"Saímos do IDH muito baixo 0.4 para 0.7 que significa alto desenvolvimento. Aquele garoto que recebeu o cartão do fome zero é hoje um advogado. O senhor experimentou e venceu a fome. Por isso que estou aqui perante ao meu povo, o Brasil comandado pelo senhor, nós juntos vamos tirar o Brasil do mapa da fome. Quero que o senhor saia daqui com o coração tranquilo o senhor vai cumprir esse compromisso com o povo", finalizou.