Começa nesta terça-feira (24) e vai até sexta-feira (27) a 18ª Primavera dos Museus, uma iniciativa nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com atividades em todo o Brasil, incluindo no Piauí. Com o tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão", a programação conta com debates, exposições e apresentações culturais.
A proposta deste ano é fomentar a democratização do acesso aos museus, incentivando discussões sobre como esses espaços podem se tornar mais acessíveis para diferentes públicos, considerando não só a infraestrutura, mas aspectos sociais e culturais.
O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, que já participa do evento desde as primeiras edições, traz uma programação especial voltada para valorizar a produção artística de Pessoas com Deficiência (PCD). A mesa-redonda de abertura, que acontece na terça-feira (24) às 9h30, será focada na importância de garantir que os espaços culturais sejam acessíveis a todos, e como a arte pode servir como um instrumento de inclusão social.
LEIA TAMBÉM
Além disso, a programação inclui apresentações culturais e a inauguração da exposição coletiva "Emoção e Artes", que reúne obras de artistas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A mostra tem como destaque as produções dos artistas João Élio e Orlando Bonfim, dois expoentes da arte inclusiva no estado. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Evento nacional reforça importância dos museus para a inclusão
A Primavera dos Museus é uma das principais ações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para fortalecer a relação entre os museus e a sociedade. Este ano, o evento conta com a participação de 930 museus, que organizaram mais de 2.300 atividades, incluindo exposições, visitas guiadas, oficinas, palestras e mesas-redondas, todas focadas no tema da acessibilidade e inclusão.
O objetivo é estimular o debate sobre como os museus podem superar barreiras, sejam elas arquitetônicas, digitais ou sociais, para que se tornem espaços verdadeiramente abertos a todos os públicos.
A plataforma Visite Museus, também criada pelo Ibram, oferece uma programação completa da Primavera dos Museus em todo o Brasil, permitindo que o público explore as atividades disponíveis em cada estado.
Confira a programação no Museu do Piauí:
- 24/09 (terça-feira): 9h30 às 11h
- Abertura oficial com mesa-redonda sobre “Museus, Acessibilidade e Inclusão”.
- Inauguração da exposição coletiva “Emoção e Artes”, com obras de artistas do Ceir e Apae.
- Apresentação da Banda Inclusão.
- 25/09 (quarta-feira): 9h às 17h
- Visitação monitorada à exposição “Emoção e Artes”.
26/09 (quinta-feira): 9h
- Apresentação do Grupo de Dança do Instituto Eficiente (IEFI), seguido de visitação monitorada à exposição ao longo do dia.
- 27/09 (sexta-feira): 9h
- Encerramento com a apresentação de dança “Lamento Sertanejo”, interpretada por integrantes da Apae de Teresina, uma homenagem à cultura do sertão e à resistência cultural.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.