Natal é tempo de solidariedade e união, e uma das formas de exercitar a empatia neste fim de ano é se doar ao outro, sobretudo àqueles que mais precisam. As casas de acolhimentos de idosos de Teresina estão movimentando campanhas de doações e de arrecadação de alimentos e itens de higiene. São abrigos que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade e que precisam constantemente de insumos.
LEIA TAMBÉM
Teresina possui duas casas de acolhimento sob responsabilidade do Município e uma sob responsabilidade do Estado. Trata-se do Lar de Sant'Ana e do Nosso Lar, geridos pela Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas); e da Vila do Ancião, que é gerida pela Sasc (Secretaria Estadual de Assistência Social).
Só na Vila do Ancião, são 35 idosos sendo atendidos e necessitados da atenção e do carinho do próximo. Lar de Sant'Ana e no Nosso Lar, há 16 idosos acolhidos. Mas além destas, são várias as casas de acolhimento privadas ou geridas por organizações filantrópicas aqui em Teresina.
O Portalodia.com explica como fazer doações a estes abrigos para ajudar você a exercitar sua empatia. Confira abaixo:
Casa São José
A Casa São José atende a idosos em situação de vulnerabilidade em Teresina e fica localizada no bairro Santa Isabel, zona Leste da capital. Atualmente, o brigo acolhe 36 idosos, sua capacidade máxima. Os acolhidos têm entre 60 e 99 anos. O coordenador da Casa, Wallysson Emanuel da Silva, explica que os itens que a instituição mais precisa no momento são jogos de cama.
Quem quiser doar presencialmente, pode se dirigir até a Casa São José, que fica localizada na Rua Orlando Carvalho, 4470, bairro Santa Isabel. Aqueles que quiserem doar e não têm como ir até o abrigo podem entrar em contato, que a equipe vai até o endereço buscar as doações.
Também é possível fazer doações de valores em dinheiro através do PIX e de transferência bancária. O PIX da Casa São José é [email protected]. A conta para transferência é 3507-6 (Agência) e 32.506-6 (Conta), no Banco do Brasil, em nome de Associação Divina Providência.
Vila do Ancião
Coordenada pela Sasc, a Vila do Ancião atende no momento a 35 idosos e tem capacidade para receber 40. O item que o abrigo mais precisa no momento é fralda geriátrica, mas os interessados podem, também doar alimentos e materiais de higiene. As doações são feitas exclusivamente de forma presencial e o abrigo não recebe valores em dinheiro.
A Vila do Ancião fica localizada na Rua Joaquim Carlos Aragão, 3478, bairro Zoobotânico.
Nosso Lar
O Nosso Lar é uma Instituição de Longa Permanência para idosos em situação de vulnerabilidade. O abrigo atente, no momento, a 16 idosos e não possui mais vagas disponíveis. O Nosso Lar é gerido pela Semcaspi e conta com recursos advindos da administração municipal de Teresina. No entanto, toda doação é bem-vinda. A coordenadora do abrigo, Helena Amaral, elenca os itens que os idosos acolhidos mais precisam no momento.
Lembrando que quem for doar itens de higiene deve priorizar produtos para bebês, que possuem menos teor de álcool e são menos agressivos para os idosos.
As doações podem ser feitas presencialmente no ILP Nosso Lar, que fica localizado na Rua Jônatas Batista, 1735, Centro-Sul. Em caso de impossibilidade de ir até o abrigo, o interessado pode entrar em contato com o Nosso Lar pelo Whatsapp (86) 99932-0001 e falar com a coordenadora, Helena Amaral, para solicitar uma visita da equipe do abrigo para pegar as doações.
O Nosso Lar não recebe doações em dinheiro.
Casa Frederico Ozanan
Atualmente, a Casa Frederico Ozanan acolhe 46 idosos, sua capacidade máxima. Os acolhidos têm entre 64 e 103 anos, e estão precisando de uma série de itens de primeira necessidade. Como afirma a coordenadora da casa, Socorro Ribeiro, toda doação é bem-vinda. No momento, os materiais que a Casa Frederico Ozanan precisa para atender aos idosos são fraldas geriátricas tamanho M, G, GG e XG; e leite em pó.
Os interessados em fazer doações físicas devem se dirigir até a Casa Frederico Ozanan, que fica localizada na Rua Desembargador Pires de Castro, 2137, bairro Primavera. Quem não puder ir até o abrigo pode entrar em contato pelo telefone (86) 3223-0018 e solicitar uma visita da equipe do abrigo para recolher as doações.
A Casa Frederico Ozanan Também aceita doações em dinheiro. Os interessados podem fazer transferências via PIX ou entre contas bancárias. O PIX da Casa Frederico Ozanan é o CNPJ da entidade: 067107430001-31. O abrigo possui ainda uma conta para recebimento no Banco do Brasil (Agência 4249-8 e Conta Corrente 344.229-2) e na Caixa Econômica (Agência 3808, operação 003 e Conta Corrente 10516).
Abrigo São Lucas
O Abrigo São Lucas está organizando uma campanha de fim de ano para arrecadar alimentos e itens de higiene que os idosos acolhidos mais precisam. Chamada de "Natal, Mãos que Ajudam", a ação visa também arrecadar uma quantia em dinheiro para fazer uma viagem com os idosos acolhidos para o litoral.
O Abrigo São Lucas não estipulou um valor mínimo, mas diz que tudo que for doado será recebido com gratidão.
Entre os insumos que o abrigo mais precisa no momento estão fraldas geriátricas e leite em pó, mas quem quiser doar outros gêneros alimentícios, pode. As doações físicas podem ser feitas direto no abrigo, que fica na Rua Doutor Nicanor Barreto, 5280, Vale Quem Tem. Os interessados podem entrar em contato para mais informações pelo telefone (86) 3231-3733 (Whatsapp).
As doações em dinheiro podem ser feitas via PIX na chave 003297560001-89 ou por transferência bancária para a Conta Corrente 27.425-9 Agência 3507-6, Banco do Brasil.
No momento, o Abrigo São Lucas atende a 56 idosos com idades entre 64 e 104 anos, e tem capacidade para atender a 58.
Envelhecimento da população demanda mais atenção
O Brasil tem mais de 32 milhões de idosos, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2023. Para os órgãos de fiscalização e controle, esse envelhecimento populacional acende um alerta para o fato de que, na terceira idade, o indivíduo demanda atenção e cuidado. Cuidado este que muitas vezes as famílias não estão preparadas par dar.
Aqui em Teresina a rede de proteção à pessoa idosa é composta por órgãos que vão desde a assistência social, passando pela saúde e a segurança. Vale lembrar que é dever do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida, à saúde e a efetivação de políticas públicas que garantam um envelhecimento saudável e digno.
Isso consta no Estatuto do Idoso, que determina também que as casas de acolhimento devem ser acionadas quando inexiste grupo familiar, casa-lar ou abandono da família do idoso. As instituições de longa permanência são a última instância da rede de proteção. Essa rede existe justamente para que não haja uma sobrecarga do sistema de acolhimento.
Cabe aos CRAS e CREAS acionar os órgãos competentes quando recebem algum caso de abandono de pessoa idosa. E cabe ao Ministério Público fiscalizar se esta rede está funcionando a contento para garantir que os direitos sejam assegurados.