Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ação integrada da Polícia Civil recupera 279 celulares roubados em Teresina

A ação integrada entre as diferentes instâncias da segurança pública mostra o comprometimento das autoridades em combater o roubo e furto de celulares

29/07/2023 às 08h40

26/09/2023 às 03h04

Nessa sexta-feira (28), uma ação integrada entre a Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e a Superintendência de Operações Integradas (SOI) resultou na recuperação de 279 aparelhos celulares com restrição de furto e/ou roubo em Teresina.

Com o objetivo de combater os crimes de furto e roubo de celulares, bem como a prática de receptação, foram realizadas 577 intimações de pessoas que poderiam estar em posse de aparelhos com restrição ou que foram vítimas de roubo/furto, solicitando que comparecessem à Secretaria de Segurança para prestar esclarecimentos.

Celulares apreendidos na ação integrada - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Celulares apreendidos na ação integrada

O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, informou que durante a ação, foram realizados 280 atendimentos, e a expectativa é de que a operação prossiga nos próximos dias. Além disso, ele revelou que mais de 20 mil pessoas que possuem telefones furtados ou roubados desde o ano de 2021 devem ser intimadas em breve.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a importância dessa medida para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar a aquisição de produtos de procedência duvidosa, enfatizando como tais práticas contribuem para fomentar ações criminosas.

"Nosso objetivo é coibir o roubo de celulares não só com o policiamento ostensivo, mas através da conscientização. É necessário que as pessoas deixem de comprar aparelhos que são produtos de roubo. Quem não compareceu para prestar esclarecimentos, deverá receber em breve a polícia em sua residência para procedimento de busca e apreensão. A população deve entender que qualquer prática que alimente o sistema criminoso terá consequências", disse o secretário.

Conforme as leis vigentes, o crime de receptação culposa resulta na feitura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, acarretando pena de até dois anos de detenção. Já a receptação dolosa prevê pena de até quatro anos de detenção.

A ação integrada entre as diferentes instâncias da segurança pública mostra o comprometimento das autoridades em combater o roubo e furto de celulares e conscientizar a população sobre os riscos da receptação. A expectativa é de que a iniciativa resulte em uma significativa redução desses crimes em Teresina e sirva de exemplo para outras cidades no enfrentamento da criminalidade.

Com edição de Nathalia Amaral.

Com informações da SSP-PI
Mais sobre: