Um jovem identificado como Filipi Wanderson de Oliveira da Silva, com a alcunha de “Manga Rosa”, foi preso durante força tarefa do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil. A prisão foi realizada nessa terça-feira (04), no município de Anísio de Abreu, a 575 km de Teresina.
LEIA MAIS: Corpo de jovem que foi filmado sendo assassinado em Teresina é encontrado
Manga Rosa é acusado de ter executado em Teresina Erieldson Ribeiro da Costa, de 14 anos, no último dia 21 de junho. O crime foi filmado pelos criminosos e depois enviado aos pais do adolescente. Erieldson aparece nas imagens clamando para não ser morto, mas momentos depois o jovem é alvejado por dois disparos e morre no local.
Segundo informações da polícia, Manga Rosa estava escondido na residência de parentes da namorada, que também se encontrava no local, na zona urbana de Anísio de Abreu.
Conforme as investigações, policiais do DRACO, desde a última sexta-feira (30), se mobilizaram até o município para realizar a localização e prisão do acusado, que tinha um mandado de prisão temporária expedido em Teresina. A namorada do Filipi também foi conduzida à delegacia e autuada pelo crime de favorecimento pessoal, uma vez que confessou estar prestando auxílio na fuga.
O delegado Jorge Terceiro, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), conduz as investigações. Foi instaurado um inquérito policial e um auto de investigação de ato infracional, em razão de haver adultos e adolescentes envolvidos na prática do crime.
Além disso, a Polícia Civil informou que identificou a participação de dois adultos no crime bárbaro, sendo um deles o Manga Rosa. Testemunhas foram ouvidas, objetos recolhidos e diligências estão em andamento para a conclusões investigativas.
A operação contou com apoio da 8ª Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, da Polícia Militar do Piauí e da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
A SSP informa que qualquer informação que possa somar no processo investigatório pode ser relatado às forças policiais através do número 181, número do DHPP, ou ao DRACO por meio do (86) 99964-0647. O sigilo do denunciante é total e absoluto.
Entenda o caso
No vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver Erieldson Ribeiro da Costa, 14 anos, ser ameaçado pelos criminosos e pedindo para não morrer. As imagens foram divulgadas pela família do rapaz em busca de informações sobre seu paradeiro. Segundo a mãe dele, Poliana Ribeiro, Erieldson saiu de casa na terça-feira por volta das 19h informando que iria jogar bola. Um colega do rapaz disse à família que três pessoas o abordaram e o levaram.
A polícia acredita que o assassinato do jovem esteja relacionado com o chamado tribunal do crime coordenado por facções criminosas que disputam o controle de regiões em Teresina.
Com edição de Nathalia Amaral.